IA Generativa é prioridade para 60% das empresas
Levantamento da Bain & Company mostra que apenas 35% das empresas têm uma estratégia clara para valorizar a inteligência artificial generativa.
Mais de 60% das empresas veem a inteligência artificial generativa (IA Gen) como uma das três prioridades nos próximos dois anos, conforme pesquisa da Bain & Company. Contudo, só 35% possuem uma visão definida de como gerar valor comercial com essas inovações.
A pesquisa, exclusiva para a Época NEGÓCIOS, destaca os principais usos da IA Gen: vendas, desenvolvimento de software, marketing, atendimento ao cliente e integração de clientes. Áreas operacionais e de RH ainda mostram avanços tímidos.
Empresas de tecnologia, que lideram o uso da IA Gen, revelaram complexidade na implementação. Lucas Brossi, da Bain & Company, observou que essas companhias estão menos seguras quanto à prontidão de dados e segurança em comparação com 2023. Em outros setores, os níveis de prontidão permanecem estáveis.
Os dados foram coletados de vice-presidentes e executivos de empresas de 10 indústrias, com receitas entre US$ 50 milhões e US$ 10 bilhões. Investimentos médios em IA Gen chegam a US$ 5 milhões anuais, com grandes corporações alocando até US$ 50 milhões.
A maioria (87%) das empresas já desenvolve, testa ou implementa a IA Gen em várias áreas. A busca por talentos e recursos reflete as altas expectativas de valor que a IA Gen pode agregar. Soluções próprias e de mercado estão em desenvolvimento, com previsões de maior adoção conforme as ferramentas evoluem.
Fonte: Época Negócios
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