Ferroport celebra 10 anos e triplica exportação de minério de ferro
IA em vídeo revoluciona modernização dos centros de distribuição
A WeSafer lança Smart Docks, tecnologia com IA para otimizar a gestão de docas e pátios, reduzindo custos e aumentando a segurança.
A WeSafer, empresa especializada em soluções tecnológicas para segurança e gestão, apresentou a Smart Docks, uma tecnologia inovadora que utiliza Inteligência Artificial (IA) para modernizar a gestão de docas e pátios. A solução visa otimizar processos logísticos, reduzir custos operacionais e aumentar a segurança em empresas do setor.
Mauro De Lucca, Diretor Executivo da WeSafer, aponta que o setor de transportes no Brasil enfrenta desafios como congestionamentos, falta de espaço e insegurança. Segundo ele, em 2024, ocorreram 3.639 casos de roubos de mercadorias no primeiro trimestre, uma média de 1.213 casos por mês. Embora o número ainda seja elevado, houve uma redução de 20,6% em relação ao mesmo período de 2023, de acordo com dados da Overhaul, especializada em gerenciamento de risco.
A Smart Docks oferece leitura de placas, reconhecimento de objetos e detecção de movimento, integrando-se a sistemas ERP para garantir visibilidade em tempo real. Entre os benefícios estão a otimização do fluxo de veículos, automação do controle de acesso, monitoramento em tempo real e segurança dos trabalhadores, com alertas sobre riscos e ausência de EPIs.
De Lucca destaca que a tecnologia preenche lacunas na gestão de pátios e docas, complementando a eficiência dos sistemas WMS (Warehouse Management Systems), amplamente utilizados em centros logísticos. A Smart Docks, segundo ele, evita a perda de eficiência na movimentação entre o centro logístico e as docas, oferecendo uma solução integrada.
Com o setor logístico representando cerca de 13% do PIB do Brasil, segundo a Abralog, a demanda por automação e IA cresce. A Smart Docks se posiciona como uma resposta estratégica, oferecendo controle e segurança aprimorados.
Foto: Divulgação