Hidrovias do Brasil é reconhecida entre as 100+ inovadoras em TI

 Hidrovias do Brasil é reconhecida entre as 100+ inovadoras em TI
Projeto Irupê utiliza Inteligência Artificial para otimizar navegação fluvial e garantir eficiência operacional.

A Hidrovias do Brasil foi incluída no ranking “As 100+ Inovadoras no Uso de TI 2024”, do IT Forum, que reconhece empresas que melhor combinam processos e práticas tecnológicas. O destaque foi para o Projeto Irupê, desenvolvido pelo time de inovação e tecnologia da empresa.

O sistema, baseado em Inteligência Artificial, analisa condições climáticas e fluviais para otimizar a navegação, aumentando a previsibilidade do nível do rio em cerca de 12 centímetros. Criado em resposta à seca histórica de dois anos atrás, o projeto melhora a capacidade de carga dos comboios, reduzindo custos e otimizando operações.

“Essa inovação nos permite aumentar o calado de forma segura, sem comprometer a segurança operacional”, explica Raphael Piccelli, gerente de Inovação da Hidrovias do Brasil.

André Cardoso, gerente de Tecnologia do Negócio da empresa, destaca a importância da tecnologia para a navegação fluvial. “Com o Projeto Irupê, utilizamos Analytics e Machine Learning para previsões mais precisas dos níveis da hidrovia, garantindo um planejamento operacional mais eficiente”, afirma.

O sistema considera fatores como chuvas, vazão do rio e fenômenos climáticos, prevendo o nível do calado em pontos estratégicos da hidrovia Paraguai-Paraná. Essa rota, com 3.442 km navegáveis, sendo 1.720 km em território brasileiro, é fundamental para o escoamento de commodities e minério de ferro.

O ranking do IT Forum reconhece anualmente empresas de mais de 20 setores que se destacam na aplicação de tecnologia para transformação digital.

Medidas como a Lei do Motorista (Lei 13.103) e o exame toxicológico ajudaram a reduzir os incidentes, mas especialistas apontam que há avanços necessários. A tecnologia tem se consolidado como uma aliada na prevenção de acidentes, oferecendo soluções que identificam e corrigem comportamentos de risco.

“Com os avanços tecnológicos, as empresas agora dispõem de ferramentas que não apenas identificam, mas também previnem comportamentos de risco”, afirma Victor Cavalcanti, CEO da Infleet, empresa especializada em gestão de frotas. Uma das soluções mais utilizadas é a câmera veicular, equipada com inteligência artificial para detectar embriaguez, sonolência e uso do celular, emitindo alertas em tempo real.

Segundo Cavalcanti, essa tecnologia já resultou em uma redução de 40% nos custos com infrações, 80% nas distrações ao volante e 60% nos acidentes nas frotas que utilizam a solução. Outra ferramenta importante é a telemetria, que permite monitoramento em tempo real de veículos, coletando dados sobre velocidade, frenagens bruscas e comportamento dos motoristas.

“Ao colocar a tecnologia no centro das operações, as empresas mitigam os danos causados por acidentes e criam um ambiente de maior controle e previsibilidade”, conclui Cavalcanti.

Foto: Divulgação

Artigos relacionados