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Hapag-Lloyd registra forte desempenho no primeiro semestre de 2024
Apesar das condições de mercado adversas, a empresa superou as expectativas com aumento na demanda e tarifas spot.
A Hapag-Lloyd encerrou o primeiro semestre de 2024 com um EBITDA do Grupo de USD 2 bilhões (EUR 1,8 bilhão). Apesar de uma queda no EBIT para USD 0,9 bilhão (EUR 0,8 bilhão) e no lucro para USD 0,8 bilhão (EUR 0,7 bilhão), os resultados superaram as expectativas iniciais devido ao aumento da demanda e às tarifas spot mais altas no segundo trimestre de 2024, mesmo diante de um cenário de mercado significativamente alterado após o fim da pandemia de COVID-19.
No segmento de Transporte Marítimo, os volumes transportados cresceram 5% em relação ao ano anterior, atingindo 6,1 milhões de TEU (1S 2023: 5,8 milhões de TEU). As receitas, no entanto, caíram 14%, para USD 9,3 bilhões (EUR 8,6 bilhões), influenciadas principalmente por uma tarifa média de frete menor, de 1.391 USD/TEU (1S 2023: 1.761 USD/TEU). O EBITDA no segmento caiu para USD 1,9 bilhão (EUR 1,8 bilhão) e o EBIT para USD 0,8 bilhão (EUR 0,8 bilhão).
Já o segmento de Terminais e Infraestrutura teve um desempenho positivo, impulsionado por aquisições realizadas no ano anterior. O EBITDA subiu para USD 71 milhões (EUR 66 milhões), e o EBIT chegou a USD 33 milhões (EUR 31 milhões). Como este segmento foi criado no segundo semestre de 2023, os resultados do primeiro semestre de 2024 não são diretamente comparáveis com os números do ano anterior.
Segundo Rolf Habben Jansen, CEO da Hapag-Lloyd AG, “embora os resultados não tenham sido tão bons quanto os do ano passado, conseguimos um primeiro semestre de 2024 muito positivo, graças à forte demanda e às melhores tarifas spot. Adicionamos novos navios e contêineres à frota, o que nos permitiu atender à demanda adicional gerada pela situação de segurança no Mar Vermelho e pelo desvio de rotas ao redor do Cabo da Boa Esperança, mantendo as cadeias de suprimentos intactas. Além disso, avançamos na descarbonização da frota e na expansão do nosso negócio de terminais sob a marca Hanseatic Global Terminals.”
Com o recente aumento na demanda e nas tarifas de frete, o Conselho Executivo revisou para cima a previsão financeira para 2024, esperando um EBITDA entre USD 3,5 e 4,6 bilhões (EUR 3,2 a 4,2 bilhões) e um EBIT entre USD 1,3 e 2,4 bilhões (EUR 1,2 a 2,2 bilhões). No entanto, a empresa alerta que a volatilidade das tarifas de frete e os desafios geopolíticos continuam a representar um alto grau de incerteza para essas previsões.
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