Leroy Merlin entra na área de retail media com Leroy Merlin Ads
Grupo Lojas Torra triplica produtividade diária com equipamento da Pitney Bowes
O Grupo Lojas Torra percorreu uma longa jornada de evolução logística até chegar neste momento de investimento em automação. Com o crescimento da empresa, aumento no número de lojas, entrada de novas linhas de produtos e implantação de novos sistemas, a empresa precisava investir para aumentar a produtividade na separação de produtos.
O desafio envolvia ainda a tarefa de fazer isso sem onerar o quadro de colaboradores, unindo o investimento em tecnologia e a otimização da equipe. Foi neste momento, que o Grupo Lojas Torra decidiu adotar um equipamento que fornecesse automação, acuracidade de dados e agilidade no processamento com alta qualidade.
A empresa já tinha, de forma clara, definido quais eram as suas necessidades e procurou a Pitney Bowes, multinacional especializada em soluções de logística, envio de documentos e pacotes, para demonstrar as mais diversas soluções logísticas e equipamentos de automação que atendessem os seus objetivos de negócio. “A Pitney Bowes desde o princípio do projeto, foi parceira e atenciosa em demonstrar as mais diversas soluções logísticas e equipamentos de automação para o nosso negócio”, afirma o Diretor de Logística do Grupo Torra, Bruno de Maria.
Segundo ele, o projeto foi implantado com muita velocidade, sendo que o grande diferencial foi a agilidade no tempo entre negociação, fechamento de proposta e implantação. “Conseguimos, inclusive, nos preparar para as operações no final deste ano”, revela. A solução adotada foi o equipamento OneShip Sorter da Pitney Bowes, que garantiu aumento de performance e redução de custos. Além disso, com a inovação, a loja elevou seu processamento médio hora/ dia, refletindo os benefícios em toda a cadeia de abastecimento.
Entre as melhorias, ele menciona a redução no lead time dos produtos no centro de distribuição, aumento giro de mercadoria, abastecimento de lojas, redução de avarias nas cargas e perdas. “O equipamento passou a ser utilizado para ampla linha dos produtos que movimentamos, dos mais diversos tipos de embalagens e tamanhos, atendendo a 97% de todo o volume recebido”, destaca Bruno.
Outro benefício enfatizado pelo executivo foi a facilidade em operar o equipamento, já que em uma semana, a equipe já estava dominando sua utilização e alçando as produtividades esperadas. Além disso, com o investimento, a empresa também passou a processar dados mais acurados na etapa de cubagem de cada embalagem, melhorando consideravelmente os controles de expedição.
O especialista revela que, com o investimento realizado na automação, houve aumento considerável na produtividade das Lojas Torra. “Com a mesma equipe, aumentamos em três vezes a quantidade diária. No passado, para processarmos a mesma quantidade que realizamos hoje, teríamos dois turnos de trabalho e três vezes mais pessoas na operação”, destaca ele. Além disso, a leitura das caixas, pesagem e cálculo de cubagem é agora realizada com acurácia melhor nos controles de expedição. Estamos satisfeitos com os resultados”, finaliza o executivo.
A Pitney Bowes Brasil
Pitney Bowes (NYSE: PBI) é uma empresa global de remessa e correio que fornece tecnologia, logística e serviços financeiros para mais de 90% das empresas Fortune 500. Pequenos negócios, varejo, empresas e clientes governamentais em todo o mundo confiam na Pitney Bowes para remover a complexidade do envio de correio e encomendas. Para obter informações adicionais, acesse o site.
Foto: Divulgação