GetNinjas divulga as tendências do setor de serviços em 2022

GetNinjas divulga as tendências do setor de serviços em 2022

O GetNinjas somou mais de 3,9 milhões de pedidos nos nove primeiros meses de 2021 e contabiliza 3,7 milhões de profissionais cadastrados nos 500 tipos de serviços disponíveis. Por ser o maior aplicativo para contratação de serviços do país, a plataforma trouxe as principais tendências do setor.

A análise da plataforma teve como base as informações dos pedidos feitos e resultou em uma seleção de 6 tendências do setor de serviços. “Apesar da imprevisibilidade do cenário em que vivemos, esse acompanhamento dos dados da plataforma é uma ferramenta que ajuda a antecipar a propensão do consumidor em 2022 no que diz respeito à contratação de serviços”, avalia Sandya Coelho, Diretora de Novos Negócios do GetNinjas. “Ao ver os dados, é possível perceber que a pandemia consolidou a digitalização da prestação de serviços e que há uma demanda massiva voltada para o bem-estar e melhorias domésticas”.

Confira abaixo as tendências identificadas pelo GetNinjas:

Serviços para casa

Com a pandemia, a relação que os brasileiros tinham com suas casas mudou; agora, questões como espaço para escritório, áreas verdes e cômodos maiores se tornaram essenciais. Consequentemente, três serviços voltados para os lares foram os mais procurados por brasileiros e tiveram aumento na procura* no último ano: carreto, pedreiro e diarista.

  • Mudanças e Carreto (30%)
  • Pedreiro (20%)
  • Diarista (50%)
    *Aumento na procura no ano de 2021, em relação ao mesmo período de 2020.

Além disso, outros serviços relacionados à casa que também se destacaram e tiveram aumento na procura* , foram:

  • Instalação/manutenção de piscina (38%)
  • Automação residencial (22%)
  • Gesso & Drywall (20%)
  • Aplicação de papel de parede (10%)
  • Jardinagem (9%)
  • Paisagista (2%)
    *Aumento na procura em novembro de 2021, em relação ao mesmo período de 2020.

Atividade física

Como em 2020 as pessoas tiveram que parar suas atividades físicas, 2021 foi marcado por uma maior confiança em retomar os exercícios por conta do avanço gradativo da vacinação e da revogação das medidas restritivas.

  • Personal Trainer (34%)
  • Boxe (28%)
  • Futebol (27%)
  • Pilates (55%)
    *Aumento na procura em novembro de 2021, em relação ao mesmo período de 2020.

Beleza

O setor de beleza foi um dos mais afetados pela pandemia, mas a busca por alguns serviços voltou a subir, impulsionados pelo atendimento em domicílio:

  • Design de cílios (113%)
  • Esteticistas (69%)
  • Maquiadores (49%)
  • Designer de sobrancelha (37%)
    * O aumento é referente ao ano de 2021, em comparação com 2020.

Saúde

A pandemia reforçou a importância da saúde como um todo, tanto a física quanto a mental, seja por meios tradicionais ou não. Além disso, após o boom da refeição via delivery e do home office, os brasileiros passaram a demandar profissionais para equilibrar a alimentação e curar dores posturais. Confira:

  • Psicólogo* (72%)
  • Hipnoterapia* (423%)
  • Terapia ocupacional (43%)*
  • Nutricionista* (28%)
  • Quiropraxia* (34%)
    *Psicólogo, hipnoterapia, terapia ocupacional, nutricionista e quiropraxia, o aumento é referente ao ano de 2021, em relação ao mesmo período de 2020.

Consultoria jurídica

Durante a pandemia, muitas pessoas recorrem aos advogados para lidar com divórcios, cobrança de pensão e até mesmo planejamento sucessório. Confira abaixo as áreas de direito que mais tiveram aumento na busca* pelos brasileiros em 2021:

  • Direito de Família (97%)
  • Defesa do consumidor (85%)
  • Advocacia Cívil (65%)
  • Advocacia Trabalhista (40%)
    *Aumento na busca pelos serviços mencionados acima referem-se ao ano de 2021, em relação ao mesmo período de 2020.

Serviços para pet

Durante a pandemia, muitos brasileiros adotaram ou compraram animais de estimação para ter companhia no decorrer dos meses de isolamento social. Em 2021, com a volta gradativa de algumas atividades como trabalho e viagens, as pessoas demandaram profissionais para cuidarem dos novos integrantes da família:

  • Pet Sitter (167%)
  • Hospedagem (50%)
  • Adestrador (23,1%)
  • Banho de tosa (11,32%)
    *Aumento na procura no ano de 2021, em relação ao mesmo período de 2020.

Disponível nas plataformas digitais – Android, iOS e web, o GetNinjas é um aplicativo de serviços que conecta profissionais a potenciais clientes em todo o Brasil e foi listado no Novo Mercado da B3 em 2021.

Crédito da imagem: Tbel Abuseridze/Unsplash

Artigos relacionados