Exportação ganha mais segurança com rastreamento internacional de cargas
Plataformas de visibilidade garantem controle em tempo real no transporte de mercadorias, mitigando riscos de roubo e perda de qualidade.
O transporte internacional de mercadorias enfrenta diversos desafios até que o produto chegue ao consumidor final. Questões como regulamentações aduaneiras, barreiras culturais e fragmentação dos modais dificultam o processo. A falta de visibilidade em tempo real aumenta o risco de atrasos e até de perdas durante o trajeto.
Para enfrentar essas questões, países como Estados Unidos e China utilizam plataformas de visibilidade no monitoramento das cargas. Segundo Fabio Marton, diretor da Overhaul Brasil, especializada em gerenciamento de riscos, “a segurança vai além da proteção contra roubos, abrangendo também a preservação da qualidade, principalmente em produtos sensíveis como medicamentos e alimentos”.
No Brasil, o monitoramento de cargas é uma inovação recente. A Overhaul já implementa a tecnologia Risk Monitoring em operações de exportação, oferecendo maior controle e eficiência no transporte. A plataforma permite que clientes monitorem suas cargas em tempo real, reduzindo riscos e custos. “O cliente ganha segurança e qualidade no processo, além de redução de custos”, destaca João Pedro Gonçalves, analista de Risco da Overhaul no Brasil.
Entre as operações monitoradas estão cargas farmacêuticas e eletrônicos, onde o uso de dispositivos de rastreamento impede a abertura indevida de contêineres, reduzindo o risco de contrabando. “Conseguimos visualizar todas as movimentações, garantindo a integridade do produto até o destino final”, acrescenta Fabio.
A plataforma oferece dashboards automáticos em tempo real, gerando relatórios com históricos detalhados, avaliação de risco e KPIs de performance logística, como emissões de CO2 e prazos de entrega.
Foto: Divulgação