Iniciativas sustentáveis, como eletrificação de frota e gestão de resíduos, destacam empresas no mercado logístico.
O mercado de transportes de cargas em Minas Gerais está cada vez mais alinhado às práticas de ESG (ambiental, social e governança), que promovem a preservação ambiental, responsabilidade social e transparência. De acordo com Walter Rocha de Cerqueira, assessor jurídico ambiental do Setcemg, há uma mudança significativa na forma como as empresas encaram o ESG, não apenas como resposta a exigências, mas como uma estratégia competitiva.
As empresas estão investindo em melhorias como a reciclagem de produtos e ampliando suas equipes para gerir ações de sustentabilidade. O Grupo Tora, por exemplo, contratou especialistas para avaliar sua maturidade ESG e direcionar esforços em práticas sustentáveis, incluindo o uso da ferrovia, que reduz as emissões de CO2. A frota é constantemente modernizada, com caminhões Euro 6, mais eficientes e menos poluentes.
A Zero Carbon Logistics também vem colhendo frutos de sua estratégia de sustentabilidade, com crescimento de mais de 20% na receita anual. A empresa investe em veículos elétricos e práticas de eficiência energética, gerando economias operacionais e reduzindo o impacto ambiental.
Já a Patrus Transportes foca na compensação de 100% de suas emissões de CO2 até 2030. Com 80% de suas unidades usando energia limpa, a empresa aposta na utilização de etanol em toda sua frota e na capacitação contínua de seus colaboradores por meio de cursos mensais sobre preservação ambiental.