86% das empresas preveem crescimento em projetos sustentáveis nos próximos dois anos, com expectativa de R$ 20,4 bilhões em investimentos.
Uma pesquisa inédita da Amcham Brasil revela que 86% das empresas no país esperam intensificar a busca por financiamento sustentável nos próximos dois anos. O estudo, que incluiu 120 empresas, também prevê um crescimento de 190% nos investimentos em projetos dessa natureza, totalizando R$ 20,4 bilhões.
Segundo Abrão Neto, CEO da Amcham Brasil, a transição para uma economia sustentável exige agilidade e recursos acessíveis. “O financiamento sustentável estará no cerne das discussões da COP 29, e nossa pesquisa sugere que o setor privado brasileiro está se movendo nessa direção”, afirmou.
A pesquisa mostra que 57,9% das empresas ainda não utilizam linhas de financiamento sustentável. Entre as que já aderiram, 63,8% são de grande porte, com destaque para os setores industrial (45,5%), agronegócio (37,5%) e serviços (26,8%).
A maioria das empresas que investem em sustentabilidade ainda recorre a recursos próprios (28,2%). Financiamentos de bancos privados representam 23,1%, e apenas 15,4% utilizam linhas de bancos públicos.
Entre os principais obstáculos ao financiamento sustentável no Brasil, estão processos burocráticos (26,3%) e dificuldades em oferecer garantias (19,3%). As linhas mais conhecidas e utilizadas são o BNDES Finem – Meio Ambiente e o FINEP – Inova Sustentabilidade.