Norcoast transporta com balsa dedicada 10 mil toneladas da BRF no Amazonas
DHL orienta importadores sobre adaptação ao novo portal único
Obrigatório no Brasil, o uso da Declaração Única de Importação (Duimp) substitui a DI e DSI, promovendo agilidade nas operações.
A Declaração Única de Importação (Duimp) agora é obrigatória no Brasil, substituindo a Declaração de Importação (DI) e a Declaração Simplificada de Importação (DSI). Parte do Novo Processo de Importação da Receita Federal, a Duimp visa modernizar e agilizar o desembaraço aduaneiro, melhorando a eficiência das operações de importação. Empresas que não se adaptarem podem perder o status de importadoras.
De acordo com Eric Brenner, CEO da DHL Global Forwarding no Brasil, empresa especializada em transporte aéreo, marítimo e despacho aduaneiro, a Duimp integra diversas etapas do processo em uma única plataforma, facilitando a gestão e o acesso às informações, além de reduzir burocracias e acelerar as importações.
Brenner destaca que a Duimp traz benefícios como a simplificação e automação dos processos, redução de custos operacionais e a possibilidade de acompanhar as operações em tempo real. Além disso, melhora a gestão de riscos e facilita o cumprimento das normas, promovendo maior transparência.
Entretanto, as empresas precisam ajustar seus sistemas de TI para garantir a compatibilidade com a nova plataforma e assegurar a integração de dados entre as etapas do processo de importação, o que demanda investimentos tecnológicos.
Para Brenner, a nova plataforma transformará a logística de importação no Brasil, com processos mais ágeis, menor intervenção, redução de custos e maior transparência. Ele prevê impactos positivos no estoque e fluxo de caixa das empresas, além de uma competitividade ampliada no mercado brasileiro.
Foto: chandlervid85 – Freepik