Drink Town: DHL Supply Chain consolida armazém focado em bebidas destiladas e captura sinergias
Com a pandemia e o crescimento das entregas residenciais, o roubo urbano de cargas se tornou um grande desafio para o e-commerce
A pandemia provocou uma mudança no perfil das entregas, principalmente aquelas provenientes das vendas do comércio eletrônico, categorias como materiais esportivos, eletro eletrônicos, farmacêuticos, higiene, limpeza e alimentação lideraram essa forma de consumo cada vez mais recorrente.
Os veículos de pequeno porte destinados a essas operações, muitas vezes carregam produtos de alto valor agregado como, celulares, computadores e materiais esportivos, que se caracterizam pelo seu alto valor e facilidade de revenda, tornando-os alvos prediletos para assaltos e roubos.
Com o objetivo de inovar e contribuir de forma efetiva na diminuição desses prejuízos, a T4S desenvolveu soluções tecnológicas inéditas e exclusivas. Uma delas é a Blindagem Elétrica, uma inovação patenteada no Brasil e diversos outros países. Já consolidada e utilizada pelas maiores transportadoras do Brasil, essa tecnologia agora também está disponível para utilitários leves como as vans de pequeno e médio porte, além das carretas e caminhões que já circulam há mais de 3 anos em todo território nacional.
Seguindo seu DNA de inovação, a empresa também lançou outras duas soluções: a primeira delas chamada de “VAULT ELETRIFICADO”, trata-se de um container fixado no piso do Centro de Distribuição e equipado da mesma forma que a Blindagem Elétrica para caminhões. A segunda, “SAFE BOX”, foi criada para o carregamento de cargas variadas com itens de alto valor em meio a elas, trata-se de uma espécie de cofre que fica eletrificado em caso de tentativas de violações.
Fotos das soluções
“ O crescimento do setor de encomendas expressas decorrentes das vendas do comércio eletrônico não pode ser ignorado. A confiança do consumidor tem crescido e o ticket médio de cada encomenda ultrapassou os R$ 500,00, fazendo esses veículos de entregas urbanas serem cada vez mais visados, uma vez que carregam pacotes de altíssimo valor e de liquidez praticamente imediata. E esse novo cenário nos motivou a adaptar a solução da blindagem elétrica para esse crescente modelo de transporte de cargas menores e valiosas” – explica Luiz Henrique Nascimento, diretor comercial da T4S Tecnologia.
Diferentemente das blindagens de aço, que oferecem apenas resistência física contra tentativas de violação ou arrombamento, a solução T4S é composta por 4 camadas de proteção: (1) Imobilizador inteligente e Sem Fio integrado à Blindagem elétrica T4S, que impede que marginais levem o veículo para regiões isoladas onde planejam realizar o transbordo das cargas, (2) resistência física contra tentativas de arrombamento, cortes e perfuração através de painéis de apenas 3cm de espessura, compostos de um mix de materiais de alta resistência (3) choque elétrico, não letal, de alta potência (20.000 volts) que é disparado, somente, em caso de tentativas de cortes, perfurações ou violações, (4) alertas inteligentes e automáticos que são recebidos pela central de monitoramento sempre que houver tentativas de violação do baú, pois a solução possui um conjunto de sensores espalhados por todo o perímetro do compartimento de cargas e um sistema de rastreamento adicional integrado e autônomo específico para esse fim.
Uma vez que não oferece qualquer risco aos trabalhadores ou transeuntes, a Blindagem Elétrica T4S está referenciada pelas principais Seguradoras e Gerenciadoras de Risco do país.
A T4S Tecnologia
Enrico Rebuzzi e Luiz Henrique Nascimento são fundadores de um dos maiores operadores logísticos do e-commerce brasileiro, a Direct Express/Directlog. Pela gestão de Rebuzzi e Nascimento, a Directlog se tornou líder de mercado e os executivos decidiram alçar novos voos ao investirem em conjunto com um terceiro sócio, Marcílio Machado, Consultor de TI e Engenheiro graduado pelo ITA, em um modelo de negócio ligado à tecnologia de proteção de cargas e veículos. Com uma visão empreendedora, transformaram uma das principais dificuldades do transporte de cargas em oportunidade de investimento, criando soluções que pudessem ser efetivas, de fato. Assim nasceu a T4S Tecnologia, com a missão de inovar e contribuir de forma decisiva no combate ao roubos de cargas e veículos no país.
Crédito da imagem: Divulgação