Cobots ajudam a criar nova era da paletização

Implementação de robôs colaborativos otimiza processos, aumenta segurança dos trabalhadores e melhora a competitividade das empresas
Os cobots, ou robôs colaborativos, estão transformando o processo de paletização, que consiste em agrupar mercadorias sobre paletes para facilitar seu transporte. Esse processo, tradicionalmente desgastante e repetitivo para os operadores, agora pode ser executado de maneira mais eficiente e segura com a ajuda desses robôs.
Os cobots oferecem soluções ágeis, compactas e flexíveis que geram valor organizacional. Segundo a MarketsandMarkets, o segmento de robótica industrial deve alcançar US$ 30.8 bilhões até 2027. A Federação Internacional de Robôs (IFR) estima que 34% das vendas desse mercado até 2025 serão de robôs colaborativos.
A automatização da paletização com cobots não só facilita o planejamento de automação dos negócios, como também acelera a implementação de projetos, tornando-os mais simples e versáteis. Esses projetos impactam positivamente os indicadores operacionais e financeiros das empresas e estão alinhados às iniciativas ESG.
Além de melhorar a eficiência operacional, a paletização colaborativa permite realocar colaboradores para atividades mais estratégicas, reduzindo o risco de lesões e problemas de saúde. Os cobots garantem mais segurança e produtividade aos trabalhadores.
No Brasil, a adoção dos cobots para paletização está crescendo à medida que as empresas buscam aumentar sua competitividade. Eles são utilizados em indústrias de alimentos e bebidas, cosméticos e farmacêuticos, sendo acessíveis tanto para grandes corporações quanto para pequenas empresas. “Os cobots são fáceis de usar, eficientes e requerem pouca manutenção,” afirma Denis Pineda, General Manager LATAM da Universal Robots.
Foto: Freepik