Voith apresenta soluções sustentáveis para transporte ferroviário na InnoTrans 2024
Centros de Distribuição: como aumentar a produtividade?
Otimização de processos em centros de distribuição pode reduzir erros, aumentar produtividade e diminuir custos operacionais, garantindo a satisfação do cliente.
O desembarque de mercadorias nos centros de distribuição é crucial para assegurar que os produtos cheguem aos pontos de venda no prazo correto, fortalecendo a eficiência das entregas. Um levantamento do Reclame Aqui aponta um aumento de 31% nas queixas sobre atrasos entre 2021 e 2023, destacando a importância de melhorar esses processos para garantir a satisfação do cliente e elevar os lucros das empresas.
A Logpyx, especializada em soluções para logística interna, propõe melhorias em centros de distribuição e armazéns, capazes de diminuir erros, aumentar a produtividade e reduzir custos de armazenagem. “Os centros de distribuição de grandes empresas devem ser organizados para evitar atrasos nos pedidos. Com automação, o processo pode ser mais prático e rápido. É necessário estabelecer estratégias para melhorar o fluxo”, afirma Eros Viggiano, CEO da Logpyx.
Com foco na otimização das operações logísticas, a empresa sugere cinco dicas fundamentais para aperfeiçoar as atividades nos centros de distribuição:
- Análise de dados: Uma boa ferramenta de gestão de estoques fornece informações valiosas para tomadas de decisão mais assertivas.
- Previsão de demanda: A tecnologia permite projeções mais precisas, baseadas no histórico de vendas e na localização do estoque.
- Acurácia na localização de produtos: Soluções como o Revolog Armazém aprimoram a precisão da localização de produtos, eliminando erros manuais.
- Layout: Um planejamento estratégico do layout pode otimizar o acesso aos produtos de maior demanda e garantir a segurança das operações.
- Automação: Sistemas automatizados melhoram a precisão e aumentam a produtividade ao sugerir automaticamente transferências ideais.
Foto: Divulgação