Empresas brasileiras projetam aumento na busca por financiamento sustentável
Cattalini investe em segurança no Porto de Paranaguá
Aquisição de veículo proporcionador de espuma reforça controle de incidentes com líquidos inflamáveis.
A Cattalini Terminais Marítimos está implementando um projeto inédito no Porto de Paranaguá, voltado ao fortalecimento da segurança de suas operações. Pela primeira vez, uma empresa local do setor portuário adquiriu um Veículo Proporcionador de Espuma (VPE) para os Centros de Tancagem que operam com líquidos inflamáveis.
“Embora tenhamos sistemas fixos e eficientes, o VPE foi adquirido como equipamento adicional e preventivo. É um diferencial importante que contribui para o controle de incidentes em menor tempo nos terminais de armazenamento de produtos inflamáveis”, afirmou Perci Fregadolli Jr, gerente de operações e coordenador da Brigada de Emergência da Cattalini.
O VPE foi adaptado às características dos Centros de Tancagem da Cattalini e às necessidades específicas das operações, sendo projetado para atuar em incidentes com líquidos inflamáveis que requerem o uso de Líquido Gerador de Espuma (LGE). Entre os diferenciais do equipamento está sua alta capacidade de vazão, atingindo até 11 mil litros por minuto.
O veículo, montado sobre um chassi Scania modelo R560 Super XT, conta com sistemas integrados de bombeamento e é operado pela equipe de brigadistas da Cattalini, que recebe treinamento especializado para atender emergências 24 horas por dia.
A aquisição do VPE foi avaliada como uma ação de sucesso pelo Corpo de Bombeiros do Paraná. Segundo o major Douglas Martim Konflaz, o equipamento garante a eficiência no combate a emergências, protegendo colaboradores, instalações e minimizando impactos ambientais.
Foto: Divulgação