Assaí Atacadista e CHEP evitam quase 6 milhões de kg de CO₂
Parceria com CHEP reduz impacto ambiental e promove economia circular na cadeia logística do Assaí.
O Assaí Atacadista evitou a emissão de 5,8 milhões de quilos de CO₂ em um ano, graças à adoção do modelo de pooling de paletes da CHEP, empresa especializada em gestão de paletes sustentáveis. Esse volume de CO₂ equivale a 132 voltas ao mundo de caminhão, conforme aponta o certificado de sustentabilidade entregue pela CHEP, que reconhece o impacto ambiental positivo das práticas de logística do Assaí.
O modelo de pooling da CHEP é baseado na economia circular, promovendo o compartilhamento e reutilização de paletes, o que reduz o uso de recursos naturais. Com isso, o Assaí também poupou o corte de 15.715 árvores e evitou o descarte de mais de 5 milhões de quilos de resíduos em aterros sanitários.
A certificação concedida ao Assaí considera a análise de ciclo de vida dos paletes, calculada pela consultoria RDC Environment, da Bélgica. A comparação com alternativas tradicionais reforça os ganhos ambientais desse modelo.
“A CHEP oferece uma solução sustentável e segura com o modelo de pooling, que dispensa a compra de paletes e gera eficiência ao conectar indústrias e distribuidores”, afirma André Cardoso, Country Manager da CHEP Brasil. Esse formato viabiliza operações logísticas mais responsáveis e ajuda a preservar o meio ambiente, conforme a empresa.
O Assaí, que completa 50 anos este ano, conta com uma logística descentralizada que abastece mais de 290 lojas em 24 estados e o Distrito Federal. A rede prioriza operações sustentáveis e, em conjunto com fornecedores, adota práticas que minimizam o impacto ambiental, conforme reforça Fábio Lavezo, Gerente de Sustentabilidade e Investimento Social do Assaí Atacadista.
Foto: Divulgação