EPR Via Mineira registra mais de 1.200 atendimentos na BR-040 durante feriados
APM Terminals Suape avança na construção de terminal 100% elétrico
Contratação de empresas especializadas e início das obras marcam avanço no projeto pioneiro na América Latina.
A APM Terminals Suape deu início à construção do primeiro terminal de contêineres 100% elétrico da América Latina, com previsão de operação para o segundo semestre de 2026. As empresas Consag, HTB e Piatec foram contratadas para liderar diferentes etapas do projeto, que promete ser um marco de modernidade e sustentabilidade no setor portuário brasileiro.
A Consag será responsável pela construção do pátio de contêineres, utilizando sua expertise em projetos voltados à sustentabilidade. Já o consórcio formado por HTB e Piatec assumirá a construção do cais, além de edifícios como o Armazém (CFS), a Oficina de Manutenção e a reforma do prédio administrativo.
O início efetivo das obras foi marcado pela cravação da primeira estaca no cais, em novembro. As empresas contratadas realizarão, entre outras tarefas, a instalação de trilhos para guindastes STS, defensas marítimas, pavimentação de alta resistência e provisão de energia em terra. O projeto também inclui a dragagem do berço de atracação, garantindo sua adequação aos padrões operacionais.
Segundo Daniel Rose, diretor-presidente da APM Terminals Suape e Pecém, a escolha das empresas foi criteriosa, priorizando a qualidade técnica e comercial. “Este terminal será um dos mais modernos do Brasil e pioneiro na eletrificação total. É um marco importante para o setor portuário brasileiro”, destacou.
Michael Dandanell, diretor de projetos da APM Terminals Suape, enfatizou os desafios do empreendimento. “Estamos comprometidos em entregar um terminal de excelência, alinhado aos mais altos padrões de qualidade e segurança. A visão de um terminal 100% elétrico reflete nossa responsabilidade ambiental e modernidade.”
Foto: IA Freepik