Antecipação de recebíveis junto a fintechs é alternativa para capital de giro
Capital de giro, nessa retomada pós-pandemia, tem sido um dos grandes problemas para as empresas do segmento logístico, uma dificuldade agravada pelos constantes aumentos do diesel.
A operação de crédito conhecida como “Risco Sacado”, pode ser uma alternativa eficiente para a captação imediata de recursos financeiros, e tem sido bastante utilizada para fortalecer o fluxo de caixa, uma vez que permite que a empresa âncora antecipe o pagamento dos títulos a receber dos seus fornecedores por meio de um produto financeiro que não consome a linha de crédito com o banco. Este artigo, publicado pela Sky.Simple, plataforma de antecipação de recebíveis do grupo Sky.One Solutions, apresenta essa solução que tem crescido muito na área de logística:
Risco sacado nas empresas
Sabemos que o mercado possui grandes provedores, que, muitas vezes, podem utilizar do seu poder de negociação para pressionar os fornecedores com descontos e prazos maiores.
Neste contexto, quando uma empresa conta com uma operação de crédito sacado, os fornecedores, principalmente os menores, apresentam a possibilidade de atender os prazos solicitados pelo mercado e antecipar o seu pagamento com taxas mais competitivas do que as oferecidas pelos bancos tradicionais.
Assim, a chamada empresa âncora (empresa compradora), ganha eficiência e o fornecedor consegue equilibrar seu fluxo de caixa, investir em nova produção e vender mais.
Nesse sentido, a tendência é que as empresas deixem de operar os serviços financeiros por meio de uma plataforma bancária e passem a utilizar o software de gestão (ERP). Mas, para isso, é necessário que este software esteja integrado a todos os processos, inclusive financeiros. Pensando nisso, a Sky.One conta com o Integra.Sky, solução iPaaS que gerencia todas as integrações através de um conector único, simples e seguro.
Mas, por que não optar pelo serviço oferecido pelos bancos?
Atualmente, os bancos oferecem o crédito, no entanto, todo o trabalho operacional fica sob a responsabilidade do cliente. Além disso, as integrações são limitadas, sendo necessário uma conciliação manual. A plataforma de risco sacado, por outro lado, é mais flexível, integrada de ponta a ponta e 100% digital.
Outro ponto importante é que o banco oferece uma linha de crédito e a empresa âncora fica responsável por toda a operação, ou seja, precisa oferecer o serviço para, muitas vezes, milhares de fornecedores, gerenciar as demandas, executar as operações e fazer todas as conciliações.
No fim, há um aumento no trabalho da área financeira e a oferta é direcionada apenas para os maiores fornecedores, deixando de fora aqueles que mais precisam do crédito.
Com a plataforma de risco sacado, a operação é totalmente automatizada e a oferta de crédito chega para todos, mesmo para os menores fornecedores. Assim, a maior diferença entre está no processo e no serviço, e não no produto financeiro em si.
Portal de fornecedores: tecnologia que facilita a comunicação entre as duas pontas
O portal do fornecedor da Sky.One é um canal de comunicação criado entre a empresa âncora e seus fornecedores, que permite a consulta do histórico de relacionamento, o acompanhamento dos títulos vigentes e a antecipação dos valores que os fornecedores só receberiam no futuro.
Assim, o principal objetivo da solução é automatizar 100% o processo, auxiliando os fornecedores a acompanharem os detalhes dos seus títulos e, caso desejado, solicitar a antecipação de parte ou do total dos valores a receber.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Sky.One, o portal de fornecedores da companhia reduziu em 83% o número de ligações, e-mails e interações em busca de informações sobre os títulos das empresas.
O fato ocorreu, uma vez que a plataforma de risco sacado é totalmente integrada ao ERP por meio de APIs, que atualizam as informações em tempo real e sem necessidade de conciliação.
Desta forma, a plataforma cria um novo canal de comunicação com os fornecedores, avisando sobre pagamentos, quando um novo documento está disponível ou quando uma observação ou desconto são aplicados a um título e acaba facilitando a rotina, tanto da empresa âncora, quanto dos fornecedores. Isto ajuda também a aumentar a satisfação e a alavancar os negócios. Quer saber mais sobre as tecnologias que a Sky.One oferece para o mercado financeiro? Acesse aqui.
Foto: FreePik