Dra. Patrícia Rangel, Palestrante, Mentora e Líder Educadora com mindset Disney
Acredite: a Disney é sua concorrente!
*Por Patricia Rangel
Você, empresário ou empreendedor, quando fez o mapeamento de mercado do seu negócio considerou a Disney como um potencial concorrente? Se a sua resposta foi NÃO, eu te convido a repensar sua estratégia.
De acordo com Simon Sinek, “100% dos clientes são pessoas, 100% dos funcionários são pessoas. Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios”. E se o seu negócio envolve pessoas, você deve estar atento ao quesito atendimento, seja ele voltado ao cliente final ou não. Por isso, toda empresa precisa garantir que o atendimento ao cliente, interno ou final, seja diferenciado.
Mas afinal, por que a Disney é sua concorrente? A resposta é bem simples. Se o seu cliente conhece o padrão Disney de atender e encantar os clientes, seu modelo de atendimento será comparado, mesmo que o seu negócio não seja ligado ao entretenimento, hotelaria e restaurantes. Por este motivo, o padrão de atendimento deve ser o foco da sua estratégia de crescimento e manutenção de mercado.
A Disney é apenas um dos exemplos de empresa referência em atendimento ao cliente de onde você pode tirar aprendizado. O mais importante é não perder de vista que ela é sua concorrente indireta, sim. Clientes podem te trocar por um concorrente direto pelo simples fato de não terem suas expectativas atendidas em padrões de atendimento.
E se esta análise faz sentido para você, conheça algumas orientações da Disney quanto ao modelo de gestão e atendimento ao cliente:
- O encantamento do cliente externo é uma consequência do encantamento do cliente interno;
- Estimule os colaboradores a quererem treinar e se desenvolver;
- Um atendimento de excelência requer saber ouvir e direcionar corretamente as demandas;
- Exceda as expectativas do seu cliente. Surpreenda-o;
- Transforme clientes em fãs da sua marca;
- Celebre cada conquista, indiferente da dimensão do feito;
- Estimule a autoliderança dos colaboradores;
- Construa relações fortes;
- Exija coerência entre o discurso do líder e a sua atuação diária.
Encante e tenha sucesso. Sua empresa pode ir muito além!
*Dra. Patrícia Rangel é Palestrante, Mentora e Líder Educadora com mindset Disney. Foco em Atitude, Liderança, Empreendedorismo e EHS.
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