Comexport assume terminal de veículos de Vila Velha
A COMEXPORT – uma das maiores importadoras de veículos do país, se tornou a primeira e única empresa de comércio exterior a deter um terminal próprio no principal porto de veículos do país, o Porto de Vitória. A companhia promete um investimento da ordem de R$ 40 milhões.
O contrato com a Vports (antiga Codesa) foi assinado na última semana e permite a exploração do Log-in do Terminal de Vila Velha (TVV) – único dentro do Porto de Vitória e com posição estratégica para o fluxo de comércio exterior do Brasil.
A iniciativa impulsionará ainda mais sua posição de liderança em soluções para o setor automotivo, resultando em um aumento expressivo na qualidade final das operações automotivas, de acordo com a COMEXPORT.
“O contrato com o Terminal de Veículos representa um avanço estratégico para a COMEXPORT. Nos próximos dois anos, realizaremos um investimento de aproximadamente R$ 40 milhões para aprimorar o terminal, que será integrado as demais estruturas que já possuímos no estado do Espírito Santo. Essas estruturas incluem dois complexos logísticos classificados entre os mais avançados do mundo”, afirmou Rodrigo Teixeira, vice-presidente Comercial da COMEXPORT.
Ele complementou: “Esses investimentos são uma reafirmação da nossa confiança no Estado, no novo Porto de Vitória, em nossos parceiros e na indústria automotiva brasileira”.
Ilson Hulle, diretor-presidente da Vports, reforça que a parceria representa um marco na história portuária. “O pioneirismo tem marcado a trajetória do primeiro e único porto sob gestão privada do país. Esse é o terceiro contrato que firmamos em menos de um ano, demonstrando quanto estamos mais ágeis e assertivos nas negociações, posicionando o complexo portuário como um elo logístico ainda mais eficiente entre os ativos de infraestrutura”.
Operações mais ágeis
Segundo Teixeira, o contrato representa uma nova forma de fazer importação e logística no Estado. “Antes, os veículos eram removidos do cais e levados para recintos alfandegados em uma zona secundária, a fim de serem nacionalizados, mesmo durante operações noturnas, feriados e finais de semana. No entanto, agora temos um espaço dedicado, no próprio porto, para receber os veículos, o que nos permite planejar as movimentações de forma mais eficiente, reduzindo custos e minimizando riscos para pessoas e bens. Com o TEV, ampliamos nossa oferta de soluções para o setor automotivo, proporcionando operações mais ágeis, econômicas e com um foco maior na qualidade”, afirmou o executivo.
Movimentação de Veículos
A movimentação de veículos no Porto de Vitória em 2022 cresceu 29,7% em relação a 2021. Foram desembarcados 64.514 automóveis, 14.793 a mais que no ano anterior, quando 49.721 unidades passaram pelos berços da antiga Codesa, hoje VPorts. Além disso, o recorde de “maior lote de veículos importados” foi batido nem março de 2023 pela montadora Chinesa BYD, o feito aconteceu no Porto de Vitória com a importação de 700 unidades de veículos eletrificados.
Fonte: ESBRASIL
Foto: Divulgação