Como a tecnologia simplifica o envio de pacotes para todas as regiões do país
A transformação digital mudou a forma como as pessoas fazem compras, pedem comida e recebem suas encomendas em casa. Por trás desses novos hábitos, há tecnologias de logística cada vez mais rápidas e eficientes. Mas nem sempre é assim quando você precisa enviar um pacote para um cliente, familiar ou amigo.
A boa notícia é que a inovação também já chegou a esse tipo de serviço com a entrada em operação do Loggi Fácil, serviço que permite às pessoas físicas enviar pacotes para qualquer lugar do país de forma simples, sem sair de casa.
Empresa referência em tecnologia para logística, a Loggi atende aos principais e-commerces do Brasil. Com o Loggi Fácil, expandiu sua atuação às pessoas físicas e aos clientes corporativos menores, que podem usar a mesma tecnologia das grandes empresas do comércio eletrônico para enviar todo tipo de pacote, sem a necessidade de se deslocar a uma agência ou a um ponto físico de coleta.
O Loggi Fácil é acessado pelo aplicativo da Loggi. O usuário só precisa inserir o endereço do remetente e do destinatário, informar as dimensões do pacote e agendar a coleta do item, no dia e horário mais convenientes.
Não é necessário embalar ou imprimir uma etiqueta. A equipe especializada da Loggi cuida dessa parte do processo. Pelo app, e com um código enviado pela plataforma, é possível rastrear o pacote desde a coleta até a entrega ao destinatário.
“As pessoas físicas e as médias e pequenas empresas tinham muita dificuldade para enviar um pacote de modo simples. Com o Loggi Fácil isso mudou, porque o serviço oferece conveniência e preço competitivo, mesmo com a coleta e o fornecimento da embalagem”, afirma Grégorie Balasko, vice-presidente da Loggi.
A coleta do Loggi Fácil está disponível nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Campinas, Ribeirão Preto e Londrina. Outras localidades serão incluídas ao longo do ano. O serviço tem seguro de carga e um tempo médio de entrega de dois dias úteis, dependendo da distância a ser percorrida.
Preço e praticidade
Cliente corporativo do Loggi Fácil, a agência de relações públicas Sherlock Communications faz envios semanais de documentos, publicações, presentes e brindes. Antes, essas entregas eram realizadas a partir de postos físicos de coleta ou por carros de aplicativo. “Praticidade e bom preço foram cruciais para a agência começar a usar o serviço”, afirma Mariana Moya, consultora de relações públicas da Sherlock Communications e usuária do Loggi Fácil.
Segundo Mariana, outros atrativos do serviço são a facilidade de uso do aplicativo, que mantém os dados salvos, o fornecimento da embalagem e o suporte da Loggi. “A possibilidade de indicar tamanho e peso do pacote é também uma vantagem, porque já tivemos problemas com outras empresas”, afirma Mariana. “Além disso, poder escolher o horário de coleta é ótimo para quem faz home office, porque basta avisar na empresa que o pacote será retirado e acompanhar por SMS”, afirma Mariana.
A criação do Loggi Fácil só foi possível porque a Loggi conta hoje com uma extensa malha logística, que cobre todo o território nacional, com coletas para as principais empresas de e-commerce, transferências para as cidades de destino e entregas ao consumidor final. Diariamente, a empresa movimenta cerca de 500 mil pacotes e seu principal Centro de Distribuição, em Cajamar, no interior de São Paulo, tem capacidade para processar até 1 milhão de itens por dia.
No Loggi Fácil, a coleta do pacote é realizada com carro, moto ou van. O item segue então para um galpão logístico da empresa, onde é embalado e agrupado com outros pacotes que terão o mesmo destino. A transferência para o local de destino é feita por via aérea ou rodoviária. E, no final do percurso, a entrega ao destinatário volta a ser por moto, carro ou van.
“A Loggi construiu, ao longo de 10 anos, uma malha logística capaz de consolidar milhões de pacotes e entregar de forma rápida”, afirma Balasko. “Os pacotes que transitam entre São Paulo e Recife, por exemplo, seguem juntos e são separados na última milha. Isso faz com o que o custo de um serviço desse tipo seja viável.”
Embalar de forma adequada é uma dificuldade para o cliente que o Loggi Fácil também resolve. “Na coleta, o consumidor pode entregar o produto em uma sacola plástica e a Loggi cuida da embalagem e da etiqueta. Isso é importante, porque o produto precisa estar bem protegido”, afirma Balasko.
Mercado promissor
Para resolver a complexidade tecnológica do Loggi Fácil, a empresa montou um time exclusivo para seu desenvolvimento e testou internamente o serviço por oito meses até que estivesse pronto para o lançamento. A expectativa da Loggi é movimentar 1 milhão de pacotes por dia no longo prazo e impulsionar o crescimento desse mercado no país.
“Nos Estados Unidos, são enviados 65 pacotes por pessoa a cada ano. Já no Brasil, esse número fica entre 6 e 7”, afirma Balasko. “Se pegarmos esse dado como referência, o mercado brasileiro de envios pode crescer mais de 10 vezes. Mas é fundamental que o consumidor encontre conveniência e facilidade”, diz o vice-presidente da Loggi.
Criada há 10 anos, a Loggi começou com entregas rápidas dentro das cidades. Em 2015, a empresa criou soluções de logística mais complexas, para atender as empresas de e-commerce, e iniciou a expansão para as principais capitais do país. Em 2020, ampliou sua capacidade para atender pequenas e médias empresa e, neste ano, estendeu os serviços às pessoas físicas. O Loggi Fácil convive no mesmo aplicativo com o Loggi Expresso, serviço de entregas locais da empresa.
“O Loggi Fácil chegou para concretizar um sonho antigo da Loggi, de conectar todo o Brasil”, afirma Balasko. Hoje, a logística da Loggi abrange cerca de 4.000 cidades do país. Os municípios restantes são atendidos pela empresa por meio de parceria com os Correios.
Fonte: Folha de S.Paulo
Fotos: Folha de S.Paulo