Acredite: a Disney é sua concorrente!

Dra. Patrícia Rangel, Palestrante, Mentora e Líder Educadora com mindset Disney

Acredite: a Disney é sua concorrente!

*Por Patricia Rangel

Você, empresário ou empreendedor, quando fez o mapeamento de mercado do seu negócio considerou a Disney como um potencial concorrente? Se a sua resposta foi NÃO, eu te convido a repensar sua estratégia.

De acordo com Simon Sinek, “100% dos clientes são pessoas, 100% dos funcionários são pessoas. Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios”. E se o seu negócio envolve pessoas, você deve estar atento ao quesito atendimento, seja ele voltado ao cliente final ou não. Por isso, toda empresa precisa garantir que o atendimento ao cliente, interno ou final, seja diferenciado.

Mas afinal, por que a Disney é sua concorrente? A resposta é bem simples. Se o seu cliente conhece o padrão Disney de atender e encantar os clientes, seu modelo de atendimento será comparado, mesmo que o seu negócio não seja ligado ao entretenimento, hotelaria e restaurantes. Por este motivo, o padrão de atendimento deve ser o foco da sua estratégia de crescimento e manutenção de mercado.

A Disney é apenas um dos exemplos de empresa referência em atendimento ao cliente de onde você pode tirar aprendizado. O mais importante é não perder de vista que ela é sua concorrente indireta, sim. Clientes podem te trocar por um concorrente direto pelo simples fato de não terem suas expectativas atendidas em padrões de atendimento.

E se esta análise faz sentido para você, conheça algumas orientações da Disney quanto ao modelo de gestão e atendimento ao cliente:

  1. O encantamento do cliente externo é uma consequência do encantamento do cliente interno;
  2. Estimule os colaboradores a quererem treinar e se desenvolver;
  3. Um atendimento de excelência requer saber ouvir e direcionar corretamente as demandas;
  4. Exceda as expectativas do seu cliente. Surpreenda-o;
  5. Transforme clientes em fãs da sua marca;
  6. Celebre cada conquista, indiferente da dimensão do feito;
  7. Estimule a autoliderança dos colaboradores;
  8. Construa relações fortes;
  9. Exija coerência entre o discurso do líder e a sua atuação diária.

Encante e tenha sucesso. Sua empresa pode ir muito além!

*Dra. Patrícia Rangel é Palestrante, Mentora e Líder Educadora com mindset Disney. Foco em Atitude, Liderança, Empreendedorismo e EHS.

Foto: Divulgação

Artigos relacionados