Com automação, Inter Color reduz custos de frete em 21% no processo logístico
Com atuação em São Paulo e Goiás, a Inter Color está há mais de três décadas no mercado de impressão com qualidade fotográfica. Através de e-commerce e marketplaces, a empresa revende para diversas regiões equipamentos de marcas reconhecidas mundialmente, como Canon, Kodak Moments, Felix Schoeller e Mitsubishi Paper Mills. E um dos desafios do negócio ao longo do seu processo de ampliação era manter a distribuição e a gestão logística em consonância com as boas práticas da empresa.
“Nossa maior dificuldade era encontrar a melhor cotação de frete para atender cada pedido e entregar rapidamente ao cliente, com o melhor custo-benefício na distribuição. Esse cenário nos obrigava a manter uma equipe apenas para cuidar de cotações de frete, ao mesmo tempo em que também tínhamos uma pessoa no financeiro conferindo cada conhecimento rodoviário e fatura para garantir que as condições combinadas eram cumpridas. Ainda assim, era impossível controlar todo o processo manualmente e garantir um processo 100% eficiente”, explica José Eduardo Loureiro, diretor comercial da Inter Color.
Para resolver o desafio, a distribuidora investiu em transformação digital e automatizou a gestão de fretes através do software da Lincros, uma das principais marcas do país em tecnologia para logística. “Antes de utilizar a plataforma Lincros, nossa conta frete se situava em aproximadamente 3,8% sobre do nosso faturamento de mercadorias. Após a implantação da plataforma, conseguimos obter um índice médio de 3% sobre o nosso faturamento de mercadorias. Isso significou uma redução de aproximadamente 21% na conta frete. Agora todo o processo de conferência é auditado automaticamente e não mais por amostragem, além de ocorrer rapidamente. Em poucos segundos podemos selecionar as melhores cotações de frete, por exemplo. Todos os dados estão no sistema, o que facilita a tomada de decisão”, destaca Loureiro.
Automação transforma quatro horas em 30 segundos
Para se ter uma ideia de como o processo de transformação digital alterou a rotina do setor de logística, o diretor da Inter Color relembra os ganhos de tempo: “Antes a escolha do frete levava em torno de quatro horas para ser concluído. Agora, com o uso da plataforma, a escolha do parceiro logístico acontece em menos de 30 segundos”.
Outro ganho adicionado ao negócio a partir da tecnologia foi a melhora no relacionamento com o cliente. “Agora eles podem acompanhar o rastreamento da entrega do pedido através de uma ferramenta que desenvolvemos e que usa os webservices Lincros como base. Conseguimos ampliar os ganhos para além do processo interno, o que é fundamental para que o nosso cliente também entenda a importância desse tipo de investimento”, conclui.
A Lincros – Especialista em soluções para gestão logística de transportes, a Lincros é uma das principais empresas de tecnologia do país voltada ao segmento. Com o portfólio de softwares para logística mais completo do Brasil, a empresa promove o monitoramento de mais de 20 mil veículos que circulam pelo país, e mais de R$ 1,7 bi em conta frete passam por soluções da empresa.