Alta demanda no Carnaval exige planejamento logístico

 Alta demanda no Carnaval exige planejamento logístico
Setor de bares, restaurantes e transportes será impulsionado pelo aumento na movimentação econômica no período da folia.

O Carnaval deve movimentar mais de R$ 12 bilhões na economia brasileira, um crescimento de 2,1% em relação ao ano anterior, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O aumento é impulsionado pela desvalorização do real frente ao dólar e pela diversidade de atrativos turísticos do país.

Os segmentos mais beneficiados são bares e restaurantes, que devem gerar R$ 5,4 bilhões, seguidos pelos serviços de transporte (R$ 3,3 bilhões) e hospedagem (R$ 1,3 bilhão). Para atender à alta demanda, empresas do setor logístico precisam de planejamento eficiente para garantir abastecimento e entregas no período festivo.

Alvaro Loyola, Country Manager da Drivin no Brasil, destaca que a alta demanda exige organização e tecnologia. “O grande fluxo de pedidos e o aumento no tráfego podem gerar gargalos na distribuição. Para evitar atrasos e custos desnecessários, é essencial contar com soluções que tornem a gestão logística mais eficiente”, afirma.

Uma das ferramentas que auxiliam nesse planejamento é o TMS SaaS (Transportation Management System baseado em Software as a Service), que permite monitorar e otimizar operações de transporte em tempo real. A solução facilita o planejamento de rotas, o acompanhamento de entregas e a redução de custos operacionais.

O sistema também ajusta automaticamente as rotas, evitando ruas fechadas por blocos carnavalescos. “As empresas podem incorporar a programação dos eventos na plataforma logística, que cria rotas alternativas automaticamente”, explica Loyola.

Além disso, a tecnologia pode prever condições climáticas, antecipando impactos no fornecimento e melhorando a transparência das entregas. “O TMS SaaS possibilita uma tomada de decisão mais rápida, ajudando as empresas a se anteciparem a desafios logísticos, otimizando recursos e melhorando a experiência dos consumidores”, finaliza o executivo.

Foto: Divulgação

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