Bravo Serviços Logísticos inaugura centro de distribuição em Vilhena-RO
Solar Coca-Cola busca startups para programa de inovação aberta
Empresa lança a 3ª edição do Supernova, focada em soluções para desafios estratégicos. Inscrições abertas de 20 de janeiro a 7 de fevereiro.
A Solar Coca-Cola, uma das principais empresas de bens de consumo do Brasil, lançou a terceira edição do Supernova, programa de inovação aberta voltado para startups. O objetivo é encontrar soluções inovadoras para desafios como automação de indicadores, uso de inteligência artificial na redução de perdas, otimização de processos logísticos e gestão de fornecedores. As inscrições ficam abertas de 20 de janeiro a 7 de fevereiro.
Ricardo Rufino, especialista de inovação corporativa da Solar Coca-Cola, reforça a importância do programa. “Estamos em busca de soluções que transformem nossa operação e gerem valor para colaboradores e clientes. O Supernova tem sido uma plataforma de inovação relevante, e queremos ampliar esse impacto”, afirma. Na edição anterior, 50% das startups que participaram da fase piloto firmaram parcerias com a empresa.
O Ciclo 3 do Supernova segue uma estrutura para apoiar o sucesso das startups. A primeira etapa, o Pitch Day, ocorre em 6 de março, quando as empresas apresentam suas propostas. Entre 3 e 17 de abril, será realizada uma imersão para adaptar as soluções às necessidades da Solar Coca-Cola, com o suporte de especialistas da empresa.
Na sequência, as startups aprovadas entram na fase piloto, de maio a agosto, para testar e validar soluções em ambiente real. O ciclo termina em 1º de setembro, com o Demoday, onde os resultados serão apresentados, e as possibilidades de parceria, exploradas.
Os desafios incluem automação de indicadores QSE/ESG, interpretação de perdas com inteligência artificial, desenvolvimento de um portal para gestão de fornecedores e soluções preditivas para logística. Segundo Yann Freitas, head de inovação da Innoscience, consultoria parceira do programa, a experiência é única. “Startups têm a chance de testar soluções em um ambiente corporativo de grande escala, acelerando o ecossistema de inovação no Brasil”, diz.
O programa oferece visibilidade, conexão com especialistas e oportunidade de expansão. A Solar Coca-Cola possui 13 fábricas, 44 centros de distribuição e atende cerca de 400 mil pontos de venda em todo o Brasil. A Innoscience, com quase 20 anos de experiência em inovação corporativa, também acompanha o processo.
As startups interessadas podem se inscrever até 7 de fevereiro no site oficial: Supernova 3.
Foto: Divulgação