Norcoast transporta com balsa dedicada 10 mil toneladas da BRF no Amazonas
Indústria 4.0: como o conceito revolucionou o setor de automação?
* Rafael Goes
A Indústria 4.0 é muito mais do que um termo popular – é uma revolução em curso que transforma não só o setor industrial, como também a maneira que vivemos e nos conectamos com o mundo. Criada na Alemanha, essa abordagem inovadora abrange tecnologias como inteligência artificial (IA), Big Data, computação em nuvem, robótica e Internet das Coisas (IoT), consolidando-se como o alicerce da automação industrial e abrindo novas fronteiras para o desenvolvimento empresarial.
A premissa da Indústria 4.0 é clara: digitalizar e otimizar processos, aproveitando a abundância de dados para elevar resultados de forma eficiente e sustentável. Um exemplo dessa transformação é o monitoramento inteligente de condição e vida útil desenvolvido pela igus, que aprimora a autonomia das máquinas, promovendo uma maior disponibilidade e reduzindo custos.
Os benefícios da Indústria 4.0 vão além dos ambientes fabris, alcançando serviços cotidianos essenciais para a sociedade. Por exemplo, na gestão de malhas ferroviárias, a tecnologia aprimora o processo de limpeza dos trens. Com as ferramentas disponíveis atualmente, esse tipo de serviço pode ser feito de maneira otimizada e ágil. É válido citar que com o sistema de lavagem inteligente de trens foi possível identificar que o sistema de trens de Luxemburgo realizava a operação no momento errado, durante o período de temperaturas mais frias. Mas, com o ajuste das operações para ocorrerem nas condições ideais, foi observado um melhor desempenho no processo de produção, mostrando como a tecnologia pode otimizar rotinas e reduzir desperdícios.
Na Suíça, a aplicação das tecnologias da Indústria 4.0 em robôs lineares exemplifica o avanço da automação. A empresa suíça Güdel, especializada em automação, monitora seu robô linear por meio de uma plataforma baseada em nuvem, que coleta e analisa dados de desempenho, otimizando as operações. Esse sistema também permite monitorar as cadeias de energia dos robôs, antecipando desgastes e programando manutenções preventivas para evitar falhas graves. Esse controle inteligente não apenas previne problemas futuros, mas garante a eficiência operacional e a longevidade dos equipamentos.
A Indústria 4.0 também é protagonista na transformação do setor automotivo, onde simuladores de direção em movimento vêm sendo utilizados há 35 anos na Alemanha. O sistema, que atende diversas necessidades constantes da categoria: além do monitoramento 360º, são utilizados sensores de detecção de rupturas são instalados, permitindo uma identificação rápida de falhas e evitando paradas inesperadas, que poderiam gerar altos custos. Esse nível de monitoramento é um diferencial crucial, especialmente em operações dinâmicas e de alta demanda.
Os exemplos acima ilustram como a Indústria 4.0 possibilita a adoção de soluções inteligentes e integradas, impulsionando as empresas em direção a uma nova era. Na igus®, temos orgulho de liderar essa transformação, apoiando a Quarta Revolução Industrial com soluções personalizadas que permitem às indústrias tomarem decisões mais rápidas e informadas. Com o suporte da Indústria 4.0, é possível aprimorar processos produtivos, garantir maior precisão e elevar a competitividade.
À medida que mais empresas adotam as tecnologias da Indústria 4.0, o potencial para inovação e eficiência cresce exponencialmente. Esta revolução não apenas molda o setor industrial, como influencia diretamente no cotidiano, mostrando como a combinação de tecnologia e visão estratégica pode transformar o mundo em que vivemos.
* Gerente de produtos EnergyChain System da igus
Foto: Divulgação