Mercado Livre e Amazon apostam em vans elétricas na Black Friday
Santos Brasil amplia capacidade no Porto do Itaqui (MA)
Companhia expande operações em terminais de granéis líquidos e investe em infraestrutura no Maranhão.
A Santos Brasil recebeu autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para operar a expansão do TGL 1, um dos três terminais de granéis líquidos que administra no Porto do Itaqui (MA). Com isso, a capacidade do terminal passou de 54 mil m³ para 85 mil m³.
As obras de expansão do TGL 3, concluídas no ano passado, adicionaram 30 mil m³ à capacidade total da Companhia em Itaqui. No entanto, a autorização da ANP para operação está prevista apenas para o primeiro trimestre de 2025. Enquanto isso, o TGL 2, atualmente em construção, também terá capacidade de 85 mil m³ e deve ser concluído ainda neste ano. Quando finalizadas todas as obras, os três terminais somarão aproximadamente 200 mil m³ de capacidade no porto maranhense.
A Santos Brasil iniciou sua atuação em granéis líquidos em 2021, após vencer o leilão realizado na B3 que incluiu dois terminais brownfields e um greenfield. Desde então, as obras nos terminais incluíram a construção de tanques e plataformas para recebimento, expedição e armazenagem de diesel, gasolina e biocombustíveis. O projeto também contempla quatro novas linhas de píer para combustíveis, conectadas aos três berços públicos que operam granéis líquidos no porto.
Com um investimento total de mais de R$ 600 milhões, a Companhia busca fortalecer sua presença no mercado de combustíveis e atender à crescente demanda no Porto do Itaqui. O porto é um importante hub de distribuição de derivados de petróleo para as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, conectado a ferrovias e outros modais logísticos, com capacidade para receber navios de até 155 mil toneladas.
Carlos Quintero, diretor de Granéis Líquidos da Santos Brasil, destacou o desempenho da Companhia em seus dois anos de operação no setor de combustíveis. “Estamos crescendo em participação, e essa nova entrega de capacidade, de 30 mil m³ adicionais no TGL 1, representa mais um passo importante para atender à demanda dos clientes do Porto do Itaqui com a excelência que é marca da Santos Brasil”, afirmou. Ele também ressaltou que os terminais receberam autorização da Receita Federal no ano passado para operar combustíveis de importação e exportação.
Foto: Divulgação