Americanas adota solução da RELEX para otimizar cadeia de suprimentos
Com foco na eficiência operacional, varejista implementará tecnologia baseada em IA para gestão de estoques e planejamento estratégico.
A Americanas S.A., uma das principais empresas do varejo brasileiro, anunciou a adoção de soluções avançadas da RELEX Solutions, especialista em planejamento de varejo e cadeia de suprimentos. A iniciativa faz parte da nova fase de transformação da Americanas, que prioriza eficiência operacional e financeira. A plataforma RELEX foi escolhida por sua capacidade de atender às necessidades específicas da varejista, oferecendo processos configuráveis e flexíveis.
O projeto abrange as mais de 1.600 lojas e oito centros de distribuição da Americanas em todo o Brasil. A implementação, que contará com o apoio da parceira Wysupp, inclui ferramentas para previsão de demanda, reposição de produtos, planejamento sazonal, otimização de capacidade, gerenciamento de promoções e diagnóstico da cadeia de suprimentos.
A flexibilidade e unificação oferecidas pela solução RELEX permitem adaptações rápidas e alinhadas às regras comerciais da Americanas, sem a necessidade de customizações. Além disso, o diagnóstico da cadeia de suprimentos ajudará a identificar causas de rupturas, desperdícios e excessos de estoque, promovendo decisões baseadas em dados e maior eficiência operacional.
“Nosso objetivo é otimizar o estoque, melhorar os custos operacionais e automatizar processos críticos. A análise avançada de dados da RELEX nos fornecerá os insights necessários para decisões mais informadas e níveis de serviço aprimorados”, afirmou Osmair Luminatti, Vice-Presidente Comercial e de Operações da Americanas.
Carlos Victoria, Vice-Presidente Sênior da RELEX Solutions para as Américas, destacou que a tecnologia da plataforma, sem necessidade de programação, permitirá à Americanas integrar e adaptar processos com rapidez, resultando em economia de custos e operações mais ágeis.
Foto: Divulgação