Latam e Delta ampliam colaboração para transporte farmacêutico
Hapag-Lloyd encomenda 24 novos navios porta-contêineres
Embarcações terão motores dual-fuel e foco na descarbonização, alinhando-se às metas do Acordo de Paris.
A Hapag-Lloyd anunciou a encomenda de 24 novos navios porta-contêineres, em um investimento de aproximadamente US$ 4 bilhões. Os contratos foram firmados com dois estaleiros chineses: o Grupo Yangzijiang Shipbuilding, responsável por 12 navios com capacidade de 16.800 TEU, e a New Times Shipbuilding Company Ltd., que construirá outros 12 com capacidade de 9.200 TEU. As novas embarcações serão entregues entre 2027 e 2029.
Os navios maiores expandirão os serviços existentes, enquanto os menores substituirão unidades mais antigas, próximas ao fim de sua vida útil. Todos contarão com motores dual-fuel que operam com gás liquefeito e biometano, permitindo redução de emissões de CO2e em até 95%. Além disso, as embarcações serão preparadas para combustíveis futuros, como amônia, em linha com as metas de descarbonização da empresa.
Rolf Habben Jansen, CEO da Hapag-Lloyd AG, destacou que a aquisição está alinhada à Estratégia 2030 da companhia. “Este investimento histórico fortalece nossa posição competitiva e contribui para a modernização e descarbonização da frota, permitindo oferecer aos clientes soluções de transporte mais eficientes e sustentáveis”, afirmou.
A Hapag-Lloyd busca reduzir em um terço suas emissões de gases de efeito estufa até 2030, em comparação a 2022, e atingir a neutralidade de carbono até 2045. Essa meta será alcançada com investimentos em tecnologia, renovação da frota e combustíveis alternativos. Recentemente, a empresa também anunciou a conversão de cinco embarcações para operar com metanol, reforçando o compromisso com um futuro multifuel no transporte marítimo.
A Hapag-Lloyd opera uma frota moderna de 287 navios porta-contêineres, com capacidade total de 2,2 milhões de TEU, sendo uma das principais empresas de transporte marítimo do mundo.
Foto: Divulgação