Geotab reduz colisões com Safety Center e insights preditivos de IA
Lançado em 2024, Safety Center da Geotab permite reduzir acidentes e monitorar dados para uma gestão de frotas mais segura.
A Geotab, empresa especializada em soluções para transporte conectado, lançou o Safety Center em fevereiro de 2024. Nos primeiros quatro meses de uso, clientes da solução registraram uma queda de 5,5% nas taxas de colisão, graças à tecnologia de detecção que utiliza inteligência artificial para gerar insights preditivos.
Dados do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes mostram que, no Brasil, houve um aumento de 21% em sinistros de trânsito entre janeiro e julho de 2024 em comparação a 2020. As principais causas apontadas são distrações, desobediência à sinalização e ultrapassagens indevidas. Esse cenário evidencia a necessidade de medidas de segurança mais robustas.
“Precisamos intensificar as ações preventivas para proteger vidas no trânsito”, afirma Eduardo Canicoba, vice-presidente da Geotab no Brasil. Ele destaca o compromisso da empresa em usar IA e dados para ajudar a reduzir acidentes.
Com uma base de dados global de 4,3 milhões de veículos conectados, a Geotab aprimora seus modelos de aprendizado de máquina para detectar e categorizar colisões de maneira precisa, distinguindo entre incidentes menores e maiores. Isso permite que gerentes de frota adotem medidas corretivas rapidamente, o que impacta positivamente na segurança e nos custos de manutenção.
A nova tecnologia permite monitorar colisões menores, que geralmente passam despercebidas, e assim, adotar intervenções preventivas, como ajustes nas rotas e treinamento de motoristas. “Com o Safety Center, a abordagem passa de reativa a preventiva”, explica Sabina Martin, vice-presidente de Gerenciamento de Produtos da Geotab.
Foto: Freepik