Plataforma otimiza logística reversa e acelera reembolsos no e-commerce
Transporte brasileiro será protagonista na COP29
Setor participa de painéis sobre infraestrutura verde e transição energética na Conferência do Clima.
O transporte brasileiro terá papel de destaque na 29ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP29), que ocorrerá de 11 a 22 de novembro, em Baku, Azerbaijão. Representantes do setor participarão de discussões sobre os desafios climáticos e compartilharão práticas adotadas para mitigar os impactos ambientais da atividade transportadora no Brasil.
No primeiro dia do evento (11/11), Vander Costa, presidente do Sistema Transporte, estará no painel do Consórcio Amazônia Legal (CAL) abordando “Nova infraestrutura verde e adaptação: enfrentamento de grandes riscos no setor de transportes”. Em outro momento, ele se unirá ao painel da CNseg e Anfavea para debater “O papel da indústria automobilística, dos seguros e dos transportes na estratégia nacional de sustentabilidade”.
O setor continuará presente no dia 12, com participação no painel da CNI sobre “Adensamento tecnológico – Renovação de frota: benefícios e desafios”. Já no dia 14, será abordado o tema “Diálogo empresarial para uma economia de baixo carbono”.
A programação do dia 13 destaca a reunião plenária dos chefes de estado, com presença do setor de transporte em evento promovido pelo Pacto Global.
Tarde do Transporte
No dia 15 de novembro, a “Tarde do Transporte” será realizada pela ApexBrasil e o Sistema Transporte no Pavilhão Brasil, na Blue Zone da COP29. A programação inicia com a exposição “Sustentabilidade em Pauta: Reportagens Premiadas de Transporte e Meio Ambiente”, que apresenta matérias premiadas do Prêmio CNT de Jornalismo sobre os desafios climáticos no setor. Na sequência, ocorrerá o painel “Transição energética no setor de transporte: o papel do diesel verde”, além de outras discussões conduzidas por entidades governamentais.
Posicionamento do setor
Vander Costa também apresentará o documento “Posicionamento do Setor Brasileiro de Transporte e Logística para a COP29”, que reafirma o compromisso do transporte brasileiro com a redução de emissões de gases de efeito estufa. O documento delineia ações para os próximos anos e antecipa temas que serão aprofundados na COP30, marcada para 2025, em Belém.
Foto: Divulgação