Cibersegurança: diferencial competitivo para o setor logístico
Ipiranga abre vagas para curso de formação para mulheres motoristas
Programa incentiva a inclusão de mulheres no transporte de cargas de combustíveis com aulas, bolsa-auxílio e apoio da FABET.
A Ipiranga está com inscrições abertas para a segunda edição do programa “Operação Mulher Motorista”, destinado à formação de mulheres motoristas para o transporte de combustíveis. Com o apoio pedagógico da Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (FABET), o curso oferece 16 vagas, com 156 horas de aulas presenciais em outubro, em Mairinque (SP). O programa inclui hospedagem, alimentação e bolsa-auxílio para as participantes. As inscrições vão até 8 de novembro.
Para participar do processo seletivo, as candidatas devem ter mais de 21 anos e possuir carteira nacional de habilitação D ou E, sendo desejável ao menos um ano de experiência em transporte ou trânsito. As interessadas devem se cadastrar no site da FABET, onde ocorrerá uma seleção com entrevistas online, além de avaliações psicológicas e veiculares presenciais. As aulas terão início em 18 de novembro, com módulos voltados especialmente para segurança. Há possibilidade de contratação para as formandas pelas transportadoras parceiras da Ipiranga, conforme a disponibilidade.
Luciana Domagala, vice-presidente de Pessoas e Sustentabilidade da Ipiranga, destaca o objetivo do projeto de ampliar a participação feminina no setor de óleo e gás. “Com o sucesso da primeira edição, lançamos uma nova turma para qualificar mais profissionais em nossa área. Nossa meta é causar um impacto positivo nas comunidades em que atuamos por meio de capacitação de qualidade”, afirma Domagala.
A Ipiranga vem promovendo ações afirmativas voltadas à diversidade e inclusão. Em 2024, mulheres ocupam 44% dos cargos executivos e de liderança da empresa. Além disso, a companhia investe em iniciativas que incentivam educação e geração de renda, como o “Operação Mulher”, “Operação Mulher Motorista” e “Inclusão Tech”. Ao todo, são 24 projetos focados na educação e na promoção de renda, que contam com apoio próprio e de incentivos.
A empresa também apoia a diversidade no automobilismo, patrocinando a equipe Ipiranga Racing, que integra as únicas engenheira e mecânica da Stock Car Pro Series, Rachel Loh e Patrícia Alencar. O projeto “Girls Like Racing by Ipiranga” também é um exemplo de incentivo, oferecendo às jovens interessadas no esporte a chance de conhecer os bastidores e a rotina da Ipiranga Racing.
Foto: Divulgação