Sudeste concentra 85% dos roubos de carga no Brasil no primeiro semestre
Pesquisa da Overhaul revela que a região Sudeste segue sendo a mais afetada pelos crimes de roubo de carga, com 85% dos casos.
O Sudeste concentrou 85% dos roubos de carga no Brasil no primeiro semestre de 2024, segundo um levantamento do Centro de Inteligência da Overhaul, empresa especializada em monitoramento de cargas. A região, que é a mais populosa e com a maior malha rodoviária do país, registrou um aumento de quatro pontos percentuais em comparação ao mesmo período de 2023.
Na sequência, aparecem o Nordeste (6%), o Sul (4%), o Centro-Oeste (3%) e o Norte (2%). Os estados com maior incidência foram São Paulo (48%), Rio de Janeiro (30%) e Minas Gerais (6%). Parte do aumento no Sudeste é atribuído à queda de ocorrências no Sul, especialmente no Paraná e no Rio Grande do Sul, onde as enchentes afetaram o transporte de mercadorias, diminuindo o número de roubos.
Em termos absolutos, houve uma queda de 17,9% no número total de roubos em comparação ao ano anterior, puxada por reduções significativas em São Paulo (21%) e no Rio de Janeiro (43%).
Crimes são mais comuns de dia e em dias úteis
O estudo também aponta que 72% dos roubos ocorreram durante o dia, entre 6h e 18h, com maior frequência de segunda a quinta-feira. Entre os tipos de carga mais visados, estão mercadorias diversas (51%), veículos e autopeças (12%) e alimentos e bebidas (9%).
Metodologia da pesquisa
Os dados da Overhaul são baseados em informações de órgãos governamentais e de empresas de segurança e transporte, além de análises de inteligência artificial, o que permite antecipar cenários e avaliar riscos, ajudando empresas a tomarem decisões estratégicas.
Foto: Divulgação