Suzano adota tecnologia para prevenir acidentes com empilhadeiras
Projeto implementado em parceria com a startup LogPyx utiliza pulseiras e sensores para aumentar a segurança nas operações intralogísticas da empresa.
A Suzano, empresa especializada na produção de bioprodutos a partir do cultivo de eucalipto, em parceria com a LogPyx, startup de tecnologia focada em segurança, implementou uma solução para reduzir riscos de atropelamento e colisão com empilhadeiras. A iniciativa já opera em cinco unidades da Suzano e foi premiada na categoria “Inovação” do Prêmio BBM 2023.
O sistema utiliza pulseiras que emitem vibrações quando uma pessoa entra no raio de segurança de uma empilhadeira em movimento. As empilhadeiras também estão equipadas com sensores luminosos e sonoros para alertar os operadores sobre a proximidade de pedestres, ajudando a evitar acidentes.
“Segurança é um valor inegociável, e trabalhamos com processos, pessoas e tecnologia para prevenir colisões”, destacou Eduardo Botelho Lotti, diretor de Supply Chain da Suzano. Ele ressalta que a tecnologia tem gerado resultados positivos na percepção da equipe e nos indicadores de segurança.
A empresa informou que a solução já trouxe ganhos significativos na segurança dos colaboradores, com uma redução nas ocorrências e uma melhoria no ambiente de trabalho. A sensação de segurança também aumentou entre os funcionários.
Eros Viggiano, CEO da LogPyx, enfatizou a importância de adotar tecnologias que promovam ambientes de trabalho mais seguros, destacando a colaboração com a Suzano como um exemplo de inovação focada no bem-estar dos colaboradores.
Foto: Drazen Zigic / Freepik