Grupo Benner apresenta sistemas para gestão de transportes no Logística do Futuro 2024
Via Brasil BR-163 cobra evasões de pedágio na Justiça
Concessionária responsável pela BR-163 aciona motoristas infratores e já judicializou cerca de 50 casos de evasão de pedágio.
A Via Brasil BR-163, concessionária que administra o trecho entre Sinop (MT) e Miritituba (PA), está acionando judicialmente motoristas que praticam a evasão de pedágios. Até o momento, mais de mil notificações foram enviadas a condutores infratores, e cerca de 50 já resultaram em ações judiciais. O monitoramento das praças de pedágio é feito por câmeras, com apoio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e autoridades de trânsito.
Os serviços oferecidos nas rodovias pedagiadas, como socorro médico e mecânico, além da manutenção das vias, são custeados pelas receitas de pedágio previstas nos contratos de concessão. A cobrança da tarifa é obrigatória para todos os veículos que passam pelas praças, porém, parte dos motoristas adota a prática ilegal de não pagar, o que prejudica a segurança dos usuários e funcionários. Esses infratores, além de receberem multas, muitas vezes ultrapassam os limites de velocidade e desrespeitam a distância segura nos pontos de cobrança.
Para conter essa prática, a concessionária já emitiu cerca de 1.200 notificações desde dezembro de 2023. Nessa fase, os motoristas ainda têm a oportunidade de quitar os débitos diretamente com a Via Brasil BR-163. Caso não regularizem a situação, a empresa leva o caso à Justiça, como aconteceu em aproximadamente 50 processos.
“As praças de Cláudia, Guarantã do Norte e Trairão são monitoradas 24 horas por câmeras que identificam as placas, o horário de passagem e os proprietários dos veículos. As informações são repassadas à ANTT para aplicação de multas. Além disso, temos um sistema que armazena os dados da evasão, permitindo a geração de notificações de cobrança, que podem ser pagas antes de chegar à Justiça”, explica Ricardo Barra, diretor-presidente da Via Brasil BR-163.
Os motoristas podem regularizar seus débitos entrando em contato pelo telefone 0800 5000 163.
Foto: Divulgação