Melhor Envio registra crescimento de 7% no segundo trimestre
Movecta recebe autorização para simplificar trânsito aduaneiro em Itajaí (SC)
Companhia poderá realizar Declaração de Trânsito Aduaneiro de forma mais ágil, com origem em portos de Itapoá e Paranaguá.
A Movecta, empresa especializada em logística integrada, recebeu autorização da Receita Federal do Brasil para operacionalizar a Declaração de Trânsito Aduaneiro de forma Simplificada (DTA-S), com origem no Porto de Itapoá (SC) e em Paranaguá (PR). Essa anuência facilita o transporte de mercadorias entre recintos alfandegados, com suspensão de impostos e maior agilidade nos processos.
Por ser um Operador Econômico Autorizado (OEA), a Movecta conseguiu a autorização que agiliza o transporte das cargas depositadas em locais alfandegados de zona primária. Com a DTA Simplificada, não há necessidade da presença física de autoridades da Receita Federal no momento do carregamento. A concessão de trânsito ocorre automaticamente no sistema Siscomex Trânsito, permitindo o desembaraço e o início do transporte em até 30 minutos.
Na chegada ao destino, o processo de conclusão de trânsito também é automático, agilizando a recepção dos materiais sem a necessidade de análise e registro por representantes da Receita Federal.
A autorização permite maior flexibilidade operacional, com carregamentos realizados 24 horas por dia, sete dias por semana, incluindo finais de semana e feriados. Isso representa um avanço significativo na eficiência das operações logísticas da Movecta.
“Esta autorização é um passo muito importante para o planejamento estratégico da companhia. A DTA Simplificada permite que a Movecta amplie os serviços oferecidos e agilize as operações, conectando toda a cadeia logística com soluções tecnológicas e personalizadas. Nosso objetivo é garantir eficiência no transporte de mercadorias do porto até os centros de distribuição dos clientes”, afirma Rodrigo Bacelar, diretor comercial da Movecta.
Foto: Divulgação