FedEx anuncia Camila Lima como vice-presidente de Operações no Brasil
Porto Sudeste testa veículos elétricos em busca de sustentabilidade
Iniciativa visa substituir frota movida a diesel por veículos elétricos, reduzindo emissões de CO2 e consumo de combustíveis fósseis.
O Porto Sudeste está realizando testes com veículos elétricos como parte de sua estratégia climática e compromisso com uma economia de baixo carbono. Entre os veículos testados, estão uma pá carregadeira e um caminhão basculante, cujo desempenho está sendo avaliado para uma possível substituição da frota atual, que utiliza combustível fóssil. O objetivo principal é reduzir o consumo de diesel e a emissão de CO2.
Durante um período de 11 dias, a pá carregadeira foi testada em operações que somaram 31h32m, consumindo apenas 1800 kW de energia elétrica. Este uso evitou a queima de 170 litros de diesel. Ulisses Oliveira, diretor de assuntos corporativos e sustentabilidade do Porto Sudeste, destacou que os resultados foram positivos em termos operacionais, de segurança, ambientais e financeiros.
“Os primeiros testes indicam uma redução considerável nas emissões de escopo 1. Tanto a pá carregadeira quanto o caminhão basculante mostraram desempenho equivalente aos equipamentos a diesel. Como toda a energia elétrica usada em nosso terminal é de fonte limpa, substituiríamos uma fonte fóssil por uma 100% renovável”, explicou.
Estudos preliminares sugerem que a substituição de uma unidade atual por uma elétrica pode resultar na redução de 13,3 toneladas de CO2e por ano, equivalente a uma diminuição de 5% nas emissões de escopo 1. Se todas as pás carregadeiras fossem substituídas, essa redução poderia alcançar 16% ou mais, dependendo do aumento da produção anual do porto.
A iniciativa é parte de um conjunto de ações voltadas para a mitigação de impactos ambientais, especialmente aqueles relacionados às mudanças climáticas. Em 2023, a empresa comprometeu-se a reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) dos escopos 1 e 2 em 50,4% até 2033, tendo como ano base 2021.
Fotos: Divulgação