Nstech lança solução que pode gerar importante economia em multas
Marcopolo investe R$ 45 milhões em armazenagem de materiais inflamáveis
Nova central garante segurança nas operações que envolvem materiais inflamáveis.
A Marcopolo inaugurou uma nova central de armazenamento e distribuição de produtos inflamáveis na unidade Ana Rech, em Caxias do Sul, RS, como parte de seu programa de otimização das linhas produtivas e maior automação. Com investimento de R$ 45 milhões, o espaço automatiza o abastecimento de materiais inflamáveis utilizados nas linhas de produção, isolando-os em um prédio apartado com acessos controlados.
A nova central visa elevar os padrões de eficiência e qualidade, além de eliminar riscos de segurança associados a materiais inflamáveis. Segundo André Vidal Armaganijan, CEO da Marcopolo, “a nova central coloca a unidade de Ana Rech em um novo patamar de segurança e confiabilidade, isolando os riscos em uma instalação independente e tornando o ambiente de trabalho mais seguro para os colaboradores”.
Projetada para atender todas as especificações técnicas, a central incorpora melhores práticas na gestão de materiais inflamáveis, garantindo a segurança dos colaboradores. A unidade possui uma interface homem-máquina (IHM) para monitoramento e controle, paredes com resistência de até 4 horas ao fogo, sistema de combate a incêndio com detecção de chama e fumaça, e bombas elétricas à prova de explosão.
Com a IHM, é possível visualizar e programar todos os equipamentos interligados, monitorar bombas de transferência de produtos, níveis dos tanques, sistema de aquecimento e ventilação. A IHM pode ser espelhada para outros computadores da empresa, facilitando o monitoramento e controle.
Este investimento é o maior já realizado pela Marcopolo em uma iniciativa voltada especialmente à segurança. As obras iniciadas em 2022 envolveram uma ampla reformulação da unidade Ana Rech.
Foto: Divulgação