Log-In Logística Intermodal investe em eficiência energética da frota e tem redução de 26% nas emissões de CO2
A Log-In Logística Intermodal, grupo de soluções logísticas, movimentação portuária e navegação de Cabotagem e Mercosul, além de operações na ponta rodoviária, vem ampliando seus investimentos em programas e tecnologias que aprimoram a eficiência energética da frota da companhia, com o objetivo de reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), atendendo, desta forma, a agenda ESG (Enviromental, Social and Governance) da empresa, em seu pilar de redução de Impactos ao Meio Ambiente.
Como resultado desta iniciativa, a companhia alcançou uma redução de 6,7% nas emissões diretas de sua frota e uma diminuição de 10,3% na intensidade de emissões de GEE nas operações do Grupo, se comparado a 2021. Além disso, quando considerado o período de 2020 a 2022, esse valor chega a 26%.
Para alcançar esses resultados, as embarcações da companhia receberam uma série de retrofits, ou seja, melhorias que potencializam o desempenho dos navios, otimizam o consumo de combustível e reduzem a emissão de gases poluentes.
As instalações desses equipamentos foram realizadas durante os ciclos de docagem ocorridos nos últimos dois anos. Em 2021, três embarcações da Log-In foram docadas: Log-In Resiliente, Log-In Endurance e Log-In Jatobá. Já em 2022, receberam a manutenção e os aprimoramentos os navios Log-In Jacarandá e Log-In Pantanal.
De acordo com o Diretor de Operações da Log-In, Mauricio Trompowsky, as ações realizadas são essenciais não só para melhorar a qualidade do serviço prestado, mas, principalmente, para garantir proteção ao meio ambiente. “A Log-In tem realizado diversas iniciativas voltadas à descarbonização. Isto demonstra o compromisso da companhia com seus stakeholders por meio da implementação e do cumprimento de nossa agenda ESG, oferecendo serviços cada vez mais aderentes às demandas dos clientes e com um olhar atento às necessidades ambientais”, aponta.
Os projetos implementados na Log-In têm como objetivo aumentar a eficiência dos navios na integração casco-hélice-motor, por meio de retrofits e utilização de tecnologia. Estes projetos envolvem sistemas inteligentes de controle automático de desempenho dos motores, melhor aproveitamento dos gases de descarga para geração de calor, softwares para aumentar a performance e eficiência dos motores eletrônicos e otimização do padrão de consumo durante as viagens. Todos esses fatores em conjunto aumentam a eficiência do consumo de combustível e, por consequência, reduzem a emissão de gases poluentes na atmosfera.
Aprimoramento da frota
As primeiras embarcações a receberem atualizações durante suas docagens foram o Log-In Endurance e o Log-In Jatobá, com a aplicação de tecnologia que permite o isolamento automático de uma das turbinas do motor. “Isto garante maior eficiência e melhor performance de nossas embarcações, ao mesmo tempo em que reduz o consumo de combustível e a emissão de poluentes”, afirma Trompowsky.
O executivo explica ainda que, ao isolar uma das turbinas, é possível alcançar a mesma potência do motor com menor volume de combustível. “Com isso, em operações em baixas cargas, o motor alcança a mesma velocidade com uma demanda de combustível substancialmente menor, diminuindo, assim, o consumo de bunker e, consequentemente, a emissão de CO2”, esclarece.
Outro importante projeto implementado na frota passa por empregar dispositivos para ampliar a eficiência propulsiva do navio, reduzindo as perdas devido ao processo de cavitação, recuperando parte da energia gerada pelas pás do hélice, além da redução de ruído subaquático e vibração, trazendo uma importante redução no consumo de combustível.
Foi realizada ainda a adoção de tecnologia que monitora e ajusta, em tempo real, os principais parâmetros do motor. Desta forma, obtém-se um motor cada vez mais balanceado, de forma automatizada, diminuindo perdas e operando sempre com máxima eficiência, reduzindo as emissões e o volume de bunker consumido.
Além destas inovações, as embarcações da frota da Log-In receberam, durante as últimas docagens, uma tinta anti-incrustante, de última geração, na parte do casco localizada abaixo da linha d’água, que reduz a incrustação, o atrito e, consequentemente, aumenta a eficiência hidrodinâmica da embarcação.
A Log-In também implementou em sua frota, uma nova tecnologia que fornece, em tempo real, dados associados à velocidade, potência e consumo da embarcação, além de informações sobre as condições meteorológicas.
O Diretor de Operações da Log-In comenta que as informações obtidas pela plataforma auxiliam diretamente a tomada de decisões pelo comandante do navio, tornando as operações ainda mais otimizadas, reduzindo a emissão de dióxido de carbono (CO2) e promovendo uma considerável economia no consumo de combustível. “Com os dados gerados pela plataforma em mãos, é possível seguir as melhores opções de rotas, verificar as condições do mar e, o melhor, alinhar estes dados com as configurações ideais para a operação do navio”, conta Trompowsky.
De acordo com o executivo, após a implementação dos retrofits, a frota da companhia apresentou melhora significativa no consumo de combustível e na emissão de poluentes. “Conseguimos identificar uma redução importante no consumo de combustível nos navios, em comparação a 2022. Os resultados mostram que estamos no caminho certo, reforçando cada vez mais nosso compromisso com a agenda ESG”, aponta.
Medições de CII e EEXI
Desde janeiro de 2023, as medições de CII (Indicador de Intensidade de Carbono) e EEXI (Índice de Eficiência Energética de Navio Existente), estabelecidas pela IMO (Organização Marítima Internacional), tornaram-se obrigatórias para que todos os navios meçam sua eficiência energética e possam, consequentemente, reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
A partir disto, os investimentos realizados pela Log-In em tecnologias que aprimoram a eficiência energética de sua frota estão diretamente relacionados à busca para que sejam atingidos os ratings requeridos pelas novas regulamentações da IMO (Organização Marítima Internacional).
Neste sentido, no último relatório CDP (Carbon Disclosure Project) realizado pela empresa, referente ao ano de 2022, a Log-In obteve nota “B-“, que está acima da média mundial.
Trompowsky destaca que a companhia realiza estudos e implementa projetos estratégicos com o intuito de adequar 100% de sua frota para o requerido pela IMO, tendo em vista que o cuidado com a natureza e com a sociedade como um todo sempre será uma prioridade para a organização. “A cabotagem, por si só, já reduz em até 80% a emissão de carbono em comparação ao modal rodoviário. Em sinergia com esta vantagem do modal marítimo, a Log-In segue implementando programas e iniciativas que corroboram para a descarbonização no segmento, contribuindo assim para uma cadeia logística e sociedade mais sustentáveis”, finaliza.
A Log-In Logística Intermodal
A Log-In Logística Intermodal oferece soluções logísticas customizadas, movimentação portuária e navegação costeira integrada a outros modais e serviços, conectando, por mar e terra, o Brasil e o Mercosul. Atualmente, a empresa possui uma frota de oito navios porta-contêineres, sendo sete próprios e um afretado, com capacidade total de 21.550 TEUs e que oferecem serviços de navegação com rotas regulares integrando os principais portos do país à Argentina e ao Paraguai. A Companhia anunciou em 2021 a aquisição de dois novos navios que estão em construção em um estaleiro chinês e com previsão de entrega para os próximos meses.
A Log-In também administra e opera o Terminal Portuário de Vila Velha (TVV), localizado no estado do Espírito Santo, além de dois terminais intermodais, um em Itajaí (SC) e outro no Guarujá (SP) com operações dedicadas. Há também as empresas adquiridas posteriormente, Tecmar Transportes e Oliva Pinto, compondo a torre de negócios do Transporte Rodoviário de Cargas e que trazem maior sinergia e integração entre os modais.
Conheça mais os nossos serviços em: www.loginlogistica.com.br.
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