Jadlog firma parceria com a SHEIN
A Jadlog, uma das maiores empresas de transportes de cargas fracionadas do Brasil e uma das principais operadoras logísticas do comércio eletrônico, acaba de firmar parceria com a SHEIN, varejista global de moda, beleza e lifestyle. O principal objetivo é realizar a logística reversa de produtos da SHEIN por meio do drop off, ou serviço de postagem, em qualquer um dos mais de 4 mil pontos comerciais parceiros de bairro que a transportadora possui no Brasil. Outra novidade é que a postagem dos produtos via drop off passa a ser feita por meio de QR Code, eliminando a necessidade de impressão da etiqueta de papel.
A operação realizada com o QR Code traz inovação, praticidade e sustentabilidade para as postagens dos consumidores da SHEIN, ao mesmo tempo que reforça a política de trocas e devoluções da varejista global, dando ainda mais escalabilidade aos processos. Os mais de 4 mil pontos comerciais de bairros parceiros no Brasil, também conhecidos como pontos Pickup da Jadlog, aproximam os consumidores do local dos despachos reversos, reduzem o custo do envio e agilizam o atendimento, com menos filas do que outros serviços logísticos tradicionais.
“Com muita satisfação anunciamos a aliança com a SHEIN, na qual estamos agregando tecnologia, comodidade e conveniência à operação de logística reversa por meio do serviço de drop off prestado nos pontos Pickup da Jadlog”, afirma o CEO da Jadlog, Bruno Tortorello, ao explicar que o QR Code elimina a necessidade de impressão, facilitando assim a vida do consumidor e aprimorando a sua experiência no e-commerce.
“Estamos muito felizes em anunciar a parceria da SHEIN com a Jadlog. A logística reversa com maior adoção de tecnologia é necessária para otimizar e facilitar o processo de devolução de produtos, o que nos permite ter ainda mais capilaridade logística. Assim, conseguimos atender as necessidades dos nossos consumidores com excelência sempre, inclusive no pós-compra”, destaca Julio Manzano, Diretor de Logística da SHEIN.
Como funciona a logística reversa
Na prática da logística reversa, o consumidor da SHEIN solicita a devolução do produto no site e seleciona o ponto Pickup da Jadlog de sua preferência, para realizar a postagem ou drop off. Por e-mail e/ou SMS, recebe o QR Code para enviar o produto de volta, sem a necessidade de imprimir qualquer etiqueta. Basta apresentar a tela do dispositivo móvel com o código. A Jadlog é responsável por coletar a encomenda no ponto Pickup e enviar para a origem.
“Colaborar com a política de trocas da SHEIN é muito gratificante e positivo já que o aspecto de logística reversa é também muito relevante na decisão de compra dos consumidores. Facilitar esse processo de devolução e impactar positivamente na experiência do cliente é o objetivo da rede Jadlog Pickup”, observa Diogo Inoue, diretor das Soluções OOH da Jadlog. Ele lembra que um estudo da Inmar Intelligence mostra que 92% dos consumidores voltariam a comprar no mesmo site se o processo de devolução for fácil. E 67% deles checam a política de devolução dos varejistas antes de fazer a compra on-line.
A rede Pickup da Jadlog oferece um valor de frete cerca de 20% mais barato na logística reversa pelo drop off, se comparado ao valor em coletas porta a porta, e incrementa a operação logístíca Out Of Home, ou fora de casa, uma alternativa aos modais de entrega padrão.
Os pontos comerciais parceiros aliviam a grande demanda atual de transportes na última milha e são cada vez mais utilizados pelos consumidores. Também movimentam a economia no bairro, geram mais empregos e garantem a manutenção do comércio local. Isso porque os envios de encomendas atraem mais pessoas aos estabelecimentos dos lojistas proprietários dos pontos da rede Pickup, permitindo um consequente aumento de vendas dos itens originais das lojas.
Mais sustentabilidade às movimentações
Adicionalmente, a operação na rede Pickup transfere mais sustentabilidade à logística, já que, ao consolidar as postagens e entregas em um único ponto, promove uma redução no número de veículos em circulação nos grandes centros urbanos. Uma quantidade menor de veículos e menos paradas por veículo representam melhorias no trânsito, reduções das emissões de CO2 e da poluição sonora.
Do total de 4 mil pontos comerciais parceiros de bairro da Jadlog no Brasil, 900 deles estão na Região Metropolitana de São Paulo. Esses quase mil pontos representam uma capilaridade três vezes maior do que a dos Correios na mesma região. A expectativa é de que, em menos de cinco anos, este tipo de solução represente cerca de 20% de todos os recebimentos e envios do e-commerce no Brasil, uma porcentagem hoje já atingida em mercados considerados mais maduros, como o dos Estados Unidos e da Europa.
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