RoutEasy divulga Planilha de BID para a escolha do melhor frete
A RoutEasy está divulgando planilha gratuita de BID de frete, como forma de tornar eficiente, fácil e segura a tomada de preço na delicada ação de contratar as diversas formas transporte. A Planilha de BID proporciona controle total das opções de frete para melhorar a tomada de decisão e escolher os melhores parceiros de transporte. A RoutEasy é uma logtech que atua na otimização de rotas e gestão da operação. Por meio de alta tecnologia, como inteligência artificial, aprimora rotas para last mile e a gestão de operação.
Termo usado para nomear o processo de coleta de tabelas de frete para obter o melhor custo-benefício para uma determinada demanda, o Bid, do verbo to bade, em inglês, significa dar um lance, ofertar, sendo, portanto, uma espécie de concorrência. Com a Planilha de Bid, a intenção da RoutEasy é dar ao embarcador todas as características da carga, requisitos dos veículos e a qualificação dos transportadores.
Segundo a empresa, ter dados atualizados pode auxiliar em diversas dificuldades da operação, como necessidade de redução de custos, melhoria no nível de serviço prestado, e até mesmo obter referências de mercado para estratégias de precificação e atuação.
Facilidade — Alguns exemplos desses dados a serem coletados são: tipo de frete, ponto de origem, destino, distâncias, tipo de veículo utilizado, frete peso, frete lotação, frete dedicado, pedágio, impostos e outros parâmetros e custos relevantes para o cálculo do frete.
Ainda de acordo com a RoutEasy, o BID oferece às empresas a opção de aumentar sua operação de transporte conforme necessário, sem a necessidade de obter um contrato fixo com um fornecedor. Por isso, tão importante quanto estabelecer os critérios de avaliação, é saber negociar preços e todas as condições do serviço.
História — A RoutEasy tem sua origem em 2009, durante o projeto de mestrado de Caio Reina no Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica da USP. Ao desenvolver um algoritmo de roteirização, bastaram alguns testes para ele perceber que em alguns minutos, ou segundos, era possível eliminar problemas que demoravam até cinco horas para serem resolvidos.
Após ser testado em operações de várias empresas de grande porte, o algoritmo foi integrado à plataforma web em 2016, com o objetivo de facilitar a utilização e distribuição da ferramenta. Nascia, então, a RoutEasy.
Em 2018 foram lançados os módulos Torre de Controle, Visibilidade e Indicadores, além da Roteirização. Um ano depois, o foco estava nos segmentos estratégicos com clientes de grande representatividade.
Em 2021, a RoutEasy conquistou aporte de R$ 5,8 milhões do Grupo UVC, fundo do Grupo Ultra, dono dos Postos Ipiranga. Hoje a startup já conta com mais de 100 colaboradores e uma vistosa coleção de cases de sucesso logístic
Foto: Divulgação